Cotidiano

Aquário de Santos sem vistoria dos bombeiros

Equipamento turístico ganhou setor técnico, mas falta segurança ao público

Publicado em 19/03/2013 às 09:40

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Depois de constatado que os teatros santistas Braz Cubas, Coliseu e Guarany não possuem Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), verificou-se  que o mesmo ocorre com um equipamento turístico muito frequentado, principalmente por crianças: o Aquário Municipal. Ele foi recentemente reformado.

Assim como os equipamentos culturais, a informação sobre a falta do AVCB no turístico foi obtida junto ao chefe da Seção de Análise do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Santos, tenente Samuel Matheus Amaral Teixeira. O AVCB assegura que as edificações atendem as normas previstas no regulamento de segurança. Vale a pena ressaltar que o Corpo de Bombeiros não possui competência para fiscalizar, interditar ou exigir qualquer providência por parte dos responsáveis pelas edificações. Isso compete à Prefeitura, que deveria ter obtido o AVCB antes de reabrir o equipamento.  

O Aquário é a atração turística mais visitada na Região e a segunda mais visitada do Estado de São Paulo, recebendo cerca de 600 mil pessoas por ano. Ele foi reaberto no início de outubro do ano passado, após dois meses em reforma.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Visitantes - O Aquário Municipal recebe cerca de 600 mil pessoas por ano (Foto: Matheus Tagé/ DL)

Continua depois da publicidade

O equipamento teve seus 31 tanques reformados, iluminações trocadas, placas de comunicação substituídas e até ganhou um setor técnico, com condições de fazer cirurgias em animais pequenos e com até 500 quilos, com o novo aparelho inalatório que anestesia os animais. Porém, esqueceu-se do fundamental: a segurança para os frequentadores.

Prefeitura

Procurada, a Prefeitura de Santos, por intermédio de sua assessoria de imprensa, revelou que, desde janeiro último, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa determinou que fosse realizado um levantamento completo de todos os cerca de 300 próprios utilizados pela Administração, para verificar as condições de uso e as necessidades em relação à segurança e acessibilidade.

Encabeçado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano, o relatório completo com as necessidades e os cronogramas de execução dos serviços serão apresentados no dia 10 de abril. Algumas das intervenções são realizadas assim que são diagnosticadas as medidas cabíveis para garantir a segurança e o funcionamento dos equipamentos.

Em relação aos três teatros, alguns serviços de reparos já foram realizados neste período e a secretaria de Cultura solicitou a vistoria do Corpo de Bombeiros nos três equipamentos. Falta apenas a confirmação do agendamento da vistoria.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software