Apuração do Carnaval de Santos ocorre na quarta-feira no Teatro Guarany

Na ocasião, somente quatro representantes por escola, antecipadamente cadastrados, e órgãos de imprensa poderão permanecer no local

Comentar
Compartilhar
10 FEV 201519h06

O carnaval de Santos começa a definir sua campeã a partir das 12h de quarta-feira (18), no Teatro Guarany, onde ocorre a apuração dos grupos Especial e de Acesso. Na ocasião, somente quatro representantes por escola, antecipadamente cadastrados, e órgãos de imprensa poderão permanecer no local durante a divulgação das notas. As torcidas das agremiações ficarão concentradas na Praça dos Andradas.

Este ano, o sistema de avaliação para as escolas de samba que vão desfilar  será diferenciado em relação aos anos anteriores. As notas passam a ser fracionadas da seguinte forma: 10, 9,9, 9,8 e assim sucessivamente até 8 (até 2014 eram fracionadas em 0,25).

Outra mudança foi a criação do grupo 1, que concentrará em 2016 as duas pleiteantes e as duas últimas colocadas do grupo de acesso no carnaval de 2015. Além disso, duas escolas do grupo especial cairão para o acesso, e apenas uma do acesso subirá para o especial. Com essas novas regras, em 2016, o desfile será formado por nove escolas no especial, cinco no acesso e quatro no grupo 1.

Apuração será realizada no Teatro Guarany (Foto: Matheus Tagé/DL)

Ordem dos desfiles

No sábado, se apresentarão na Passarela do Samba Dráusio da Cruz as seguintes agremiações: Mãos Entrelaçadas e Unidos da Baixada (Pleiteantes), seguidas de Camisa Alvinegra, Dragões do Castelo, Unidos da Zona Noroeste, Império da Vila e Mocidade Dependente do Samba (Grupo de Acesso).

No domingo (15), primeiro dia do Grupo Especial, desfilam Bandeirantes do Saboó (campeã do Grupo de Acesso em 2014), Real Mocidade Santista, Mocidade Amazonense (3ª colocada de 2014), União Imperial (4ª colocada de 2014) e Padre Paulo. Já na segunda-feira (16), se apresentam Vila Mathias, Sangue Jovem, Unidos dos Morros (campeã de 2014), Brasil e X-9 (vice-campeã de 2014).