Apresentação musical marca os 96 anos da Bolsa do Café

Para celebrar a data, o museu traz a apresentação da orquestra Amigos Violeiros, com início às 15h

Comentar
Compartilhar
05 SET 2018Por Da Reportagem20h20
O prédio foi sede do mais importante negócio de compra e venda de café da épocaO prédio foi sede do mais importante negócio de compra e venda de café da épocaFoto: Divulgação/PMS

Um dos pontos turísticos e culturais mais emblemáticos de Santos, o edifício da Bolsa Oficial de Café completa 96 anos nesta sexta-feira (7). Para celebrar a data, a direção do Museu do Café, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, traz a apresentação da orquestra Amigos Violeiros, com início às 15h. A entrada é gratuita.

De São Carlos, no interior de São Paulo, o grupo, que será composto por 15 músicos na ocasião, executa sucessos do gênero caipira, já consagrados por grandes duplas e compositores brasileiros.

Inaugurado no dia 7 de setembro de 1922, o prédio foi sede do mais importante negócio de compra e venda de café da época. O edifício representava a riqueza e força da elite cafeeira paulista.  Com cúpulas de cobre, grandes esculturas, vitrais, mármores e obras de arte, o estilo arquitetônico eclético é tido como a obra mais importante do período. Trata-se da primeira edificação do segmento a ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no ano de 2009.

O marco histórico concentra painéis e o vitral de Benedicto Calixto, na sala do pregão. No tríptico (obra de arte composta por três quadros ligados um ao outro), o pintor releu a cena do foral da Vila de Santos por Braz Cubas; nos painéis laterais, a representação da Vila de Santos em 1822 em comparação à Cidade em 1922. Já a arte na vidraçaria mostra os bandeirantes, a agricultura, o porto e o café.

Serviço

O Museu do Café fica na Rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Funciona de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e aos domingos, entre 10h e 17h. Aos sábados, a visitação é gratuita. Já a Cafeteria do Museu fica aberta de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h, e aos domingos, entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.