Como montar uma ceia deliciosa pagando menos do planejamento ao prato / Reprodução/Unsplash
Continua depois da publicidade
Com o Natal chegando, a grande estrela da noite — a ceia — começa a preocupar as famílias. Separar o dinheiro, ir ao mercado e enfrentar filas, preparar a ceia e, enfim, comer. Um processo longo que muitas vezes acaba exigindo mais dinheiro e esforço do que o necessário.
Continua depois da publicidade
Pensando nisso, o DL separou algumas dicas para te ajudar na hora de organizar a sua ceia de maneira fácil, rápido e, principalmente, barato. E, inclusive, uma lista de pratos para você gastar menos de R$150 neste Natal.
Leia também, Destino no interior de SP surpreende quem busca um Natal verdadeiramente mágico
Continua depois da publicidade
Um dos principais erros ao preparar a ceia é não levar em consideração fatores como o número de pessoas que participarão da noite. Isso evita que contratempos, como faltar comida para os convidados, ocorram. Além disso, também ajuda para que você não gaste mais do que o necessário.
Independente de qual tenha sido o combinado sobre a ceia de Natal, prepare a sua lista de compras. É essencial adquirir somente o que estiver listado. Além disso, procure calcular a quantidade exata de cada item que deve ser comprada. Aqui temos algumas dicas de quantidades conforme o número de pessoas:
1 kg de arroz cru serve até 20 pessoas / 1 kg de massa crua serve cerca de 6 pessoas / 200 g de carne por pessoa / 150 g de sobremesa por pessoa.
Continua depois da publicidade
Ir ao mercado antes da véspera ajuda a evitar filas intermináveis e reduz o risco de algum ingrediente do seu prato esgotar. Outro ponto é que os preços desse período variam conforme a demanda; não é incomum que o valor do chester e dos frangos aumente na véspera. Se antecipar também te ajuda a pagar menos.
Veja mais, Como escolher o local da árvore de Natal para atrair harmonia e boas energias ao lar
Um erro comum na hora de comprar os ingredientes é não delimitar um orçamento ou simplesmente “passar tudo no crédito”. Pela empolgação do feriado, você pode não se atentar ao quanto está gastando. Por isso, evite utilizar cartão de crédito e faça um orçamento realista com o que você realmente pode gastar.
Continua depois da publicidade
Uma boa alternativa é ficar atento às promoções dos mercados da sua região. Muitas vezes moradores compartilham informações em redes sociais e grupos de WhatsApp.
Pense também no que está na época: frutas de verão como pêssego, abacaxi, uva e outras são ótimas opções para compor os seus pratos, ao invés de frutas que estarão mais caras, como o morango.
Continua depois da publicidade
Ingredientes: 1 kg de arroz
Ingredientes: 1 cebola, 1 pimentão, 2 tomates, 2 cubos de caldo de galinha, salsa, 2 latas de sardinha, farinha de milho em flocos, 4 ovos
Ingredientes: 1 kg de frango, 2 batatas, maionese, temperos a gosto
Continua depois da publicidade
Ingredientes: 1 repolho branco, 1 roxo, 1 cenoura, 1 cebola, iogurte natural, 2 limões, ervas frescas
Ingredientes: 1 caixa de uva, 2 caixas de creme de leite, 2 latas de leite condensado, 1 colher de manteiga, 200 g de chocolate meio amargo
Continua depois da publicidade