O benefício garante 50% de desconto no imposto e deve ser solicitado presencialmente no Paço Municipal / Divulgação/PMM
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Mongaguá está recebendo, até o dia 31 de agosto, os pedidos de isenção parcial do IPTU para aposentados. O benefício garante 50% de desconto no imposto e deve ser solicitado presencialmente no Paço Municipal (Av. Getúlio Vargas, 67, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
Projeto de lei em cidade brasileira prevê desconto no IPTU para quem adotar pets
Continua depois da publicidade
O desconto é concedido a homens com 65 anos ou mais e mulheres a partir de 60 anos, desde que aposentados e eleitores do município. Entre os critérios estabelecidos pela Lei 1.394/1991, complementada pela Lei 3.224/2022 e regulamentada pelo Decreto 7.406/2022, estão:
Renda familiar de até três salários mínimos;
Continua depois da publicidade
Residência no imóvel há mais de três anos;
Possuir apenas um imóvel (dentro ou fora do município) com até 350 m²;
Imóvel sem edícula ou comércio;
Continua depois da publicidade
Documentação e tributos em dia.
A solicitação feita neste ano vale para o exercício seguinte, sendo necessária a renovação anual.
Para o primeiro pedido, é necessário apresentar:
Continua depois da publicidade
Cópia do RG e CPF;
Contas de luz dos últimos três anos (uma de 2023, 2024 e 2025);
Terceira capa (folha de notificação) do IPTU;
Continua depois da publicidade
Comprovante de renda atualizado de todos os moradores;
Certidão de casamento ou óbito do cônjuge;
Documentação do imóvel (matrícula atualizada, escritura ou contrato);
Continua depois da publicidade
Título de eleitor;
Declaração de imposto de renda do exercício anterior ou declaração de ausência de bens de todos os moradores (em envelope fechado);
Declaração de ausência de renda, se aplicável.
Continua depois da publicidade
Para renovação, os documentos exigidos são:
RG e CPF;
Última conta de luz;
Continua depois da publicidade
Terceira capa do IPTU;
Comprovante de renda atualizado de todos os moradores;
Título de eleitor;
Declaração de imposto de renda ou de ausência de bens (em envelope fechado);
Declaração de ausência de renda, se aplicável.
Mais informações podem ser obtidas diretamente no Paço Municipal.