X

Cotidiano

Após um ano, água parada no antigo colégio Marza ainda preocupa

Reportagem do Diário do Litoral esteve no local há um ano. Possível foco de dengue continua

Publicado em 12/05/2014 às 10:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A preocupação dos moradores do Gonzaga que moram perto do antigo colégio Marza, na Avenida Ana Costa, que apresentou foco de dengue ano passado, continua a mesma que há um ano. Os moradores reclamam que as piscinas e caixas de água continuam cheias e que elas, na verdade, nunca foram esvaziadas.

Um dos moradores do bairro, que não quis se identificar, entrou em contato com a Prefeitura de Santos na semana passada, reclamando da situação e alertando para o acúmulo de água nas instalações. Ao morador, a Prefeitura afirmou que monitora as instalações, porém, segundo ele, desde o ano passado, quando o DL denunciou o foco de dengue nas instalações do antigo Marza, a situação permanece a mesma.

Na ocasião, a reportagem do Diário do Litoral denunciou que as piscinas e algumas caixas de água estavam descobertas e cheias devido à água da chuva. Em abril de 2013, a prefeitura de Santos havia afirmado que intimou o proprietário do antigo colégio e que não solucionando os problemas, ele tinha sido multado em R$ 5 mil. Em um mutirão realizado na época, a Administração Municipal afirma ter feito vistoria no local e aplicado larvicida.

Um ano depois, a reportagem voltou ao local e a situação era a mesma de 2013. Àquela época, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santos afirmou que mantinha mutirões em combate a dengue em todos os bairros da Cidade, inclusive no colégio. Um mês depois da última reportagem, os moradores relatam que a situação é igual há dos outros meses.

Piscina do antigo colégio passou por vistoria, diz Prefeitura (Foto: Luiz Torres/DL)

Situação da dengue

De janeiro até 6 de maio, os casos confirmados em Santos somavam 192. A Prefeitura informa que no mesmo período do ano passado, a cidade registrava 9.115 casos confirmados e estava em epidemia.

O chefe da Seção de Controle de Vetores (Secove), Marcelo Brenna do Amaral, afirmou que no Gonzaga a prioridade foi para os condomínios, já que o bairro concentra grande número de prédios, mas as casas também foram visitadas. Além disso, afirma Marcelo, foi realizada a aplicação de larvicida nas piscinas do antigo colégio Marza.

A Prefeitura afirma que já realizou 30 mutirões desde janeiro, em todos os bairros da Cidade, e vistoriou mais de 45 mil imóveis, tanto comerciais quanto residenciais. Entre 7 e 8 de maio, duas ações foram realizadas: uma no Gonzaga e outra no bairro do Embaré. Os mutirões resultaram na eliminação de 60 focos do mosquito Aedes aegypti. 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Coluna

Professores de Santos lutam por reajuste salarial e outros assuntos

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que prevê transporte porta a porta gratuito para pessoas com severa dificuldade de locomoção

Em breve!

Hospital Pediátrico da Zona Noroeste de Santos ficará pronto em 15 meses

O hospital terá seis pavimentos.  Ainda será erguida uma escola, uma quadra poliesportiva e um campo de futebol

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter