X

Cotidiano

Após três décadas, servidora de São Vicente se aposenta e ganha despedida surpresa

Dona do melhor café, de acordo com seus colegas de trabalho, Hercília foi pega de surpresa com uma despedida de agradecimento pelos serviços prestados

Da Reportagem

Publicado em 02/07/2022 às 17:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Divulgação/PMSV

Após três décadas de dedicação por São Vicente, a auxiliar de serviços básicos da Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec), Hercília Tartaglione, de 68 anos, concluiu seu ciclo como servidora da Prefeitura nesta quinta-feira (30).

Dona do melhor café, de acordo com seus colegas de trabalho, Hercília foi pega de surpresa com uma despedida de agradecimento pelos serviços prestados ao longo desses 30 anos. A moradora da Vila Margarida já havia tido um dia especial ao lado de alguns profissionais da Secec, mas não imaginava que quando chegasse ao local onde trabalhou por tanto tempo, fosse ser recepcionada com tanto carinho.

A vicentina foi contemplada com um buquê de flores, uma placa e um vídeo gravado por pessoas que, durante todos esses anos, marcaram presença em sua trajetória dentro do setor público. Dona Hercília se emocionou com a surpresa e agradeceu aos amigos. "Passa um filme na cabeça. Sempre amei e me dediquei ao trabalho.
Fui pega desprevenida por esses 'espertinhos'. Sentimento de gratidão imensa e dever cumprido".

Querida por muitos, ela também marcou a vida de outros servidores, como a Ana Carolina Leonel, que ingressou na Prefeitura há 15 anos. Hercília foi praticamente uma mãe, estendendo a mão para Ana Carolina em um dos momentos mais difíceis de sua vida. "Ela me recebeu de braços abertos, sempre com muito amor e carinho. E é assim até hoje. Quando passei por dificuldades financeiras, inclusive, a dona Hercília me ajudou e muito", relatou a profissional que, com muita emoção deu um abraço de despedida na aposentada e disse: "Você fará muita falta. Eu te amo demais".

Uma das participantes dessa homenagem foi a subsecretária de Cultura, Elizangela Bafini, que enalteceu o trabalho de Hercília e pontuou as características mais cativantes da mais nova aposentada. "A dona Hercília representa o que é o servidor, a pessoa que, literalmente, serve o próximo. Ela deixa um legado inesquecível para nossa secretaria. Falar dela é falar de amor. Sempre me recebeu com carinho e educação. Além daquele tradicional 'quer um cafezinho?', que certamente irá marcar a minha vida".

Em seu discurso, Elizangela também ressaltou que a Secec segue sendo a casa da vicentina. "Venha nos visitar quando quiser. Estaremos sempre de portas abertas. A senhora é parte dessa história".

Os 30 anos de setor público - Já parou para pensar no que se passava no Brasil há três décadas? A internet ainda engatinhava no País; o primeiro celular tinha acabado de desembarcar em território nacional; a Seleção Brasileira não era nem sequer tetracampeã mundial. Obviamente, muita coisa mudou, e a dona Hercília acompanhou de perto essa evolução, dedicando-se, incansavelmente, à Cultura da Primeira Cidade do Brasil. 

Ela começou na Secretaria de Educação (Seduc), trabalhando no setor por 18 anos. Os outros 12 foram dentro da Secec, à frente das Oficinas Culturais. "Vivi muita coisa por aqui. Essa cidade é parte da minha história. Amo São Vicente e amarei pra sempre", declarou.

Futuro - Agora, Hercília, que tem quatro filhos, oito netos e duas bisnetas, vai aproveitar o novo ciclo de sua vida. Entretanto, ela já admitiu que será difícil se desligar totalmente do trabalho. "Trinta anos não são trinta dias. Eu amo o que fiz por aqui. Mas, agora, vou cuidar dos meus netinhos e bisnetinhas, viajar e aproveitar a vida. Porém, claro, em momentos especiais, como o da Encenação, quero estar à disposição para ajudar".

Hercília encerrou seu ciclo como servidora detalhando a importância do incentivo à Cultura em São Vicente. 

"Vivemos na primeira cidade deste país. Já pararam para pensar em quantas curiosidades temos para contar? Esse é um dever de todos nós. Despeço-me da Prefeitura, mas as histórias não saem de mim. E vou continuar, com orgulho, honrando a cultura do nosso município".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Passagem de ônibus não terá aumento em Santos, anuncia prefeito

O preço, portanto, permanecerá em R$ 5,25, valor que vigora desde fevereiro do ano passado

Polícia

Ossada humana é encontrada durante buscas por PM em Guarujá

Luca Romano Angerami, de 21 anos, está desaparecido desde o dia 14

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter