X

Cotidiano

Após suspensão de concurso, Prefeitura de Guarujá muda edital

TCE tomou a decisão por falta de vagas destinadas a pessoas com deficiência no concurso para guarda civil municipal

Da Reportagem

Publicado em 22/02/2018 às 19:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Administração decidiu alterar o edital incluindo a cota para pessoa com deficiência / Luiz Torres/Arquivo DL

O concurso público da Prefeitura de Guarujá (edital 001/2018) foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). A falta de previsão de reserva de vagas para pessoa com deficiência (física e intelectual) ao cargo de guarda civil municipal foi o que motivou a decisão do tribunal. Mas, ainda hoje, a Administração decidiu alterar o edital incluindo a cota e aguarda nova manifestação do TCE-SP para prosseguir com o concurso.

Em nota, a Prefeitura justificou a razão de não ter reservado vagas para pessoas com deficiência no edital. “A posição da Secretaria Municipal de Defesa e Convivência Social (Sedecon), por meio de sua representação na comissão de concurso, foi pela não reserva de vagas com base no art. 41 par. 1 c/c art. 619, VIII da LC 135/12. Como se extrai da leitura combinada dos dispositivos citados, para Guarujá a regra geral é da reserva de vagas em concursos públicos; exceto para cargos que exijam ‘aptidão plena’. Por sua vez, ao estabelecer requisitos de ingresso na GCM Guarujá, a lei exige do candidato, dentre outros, ter aptidão física e psicotécnica plena. Em âmbito federal, a lógica é a mesma: o Decreto 3298/99 apresenta disposição semelhante”, explicou.

Porém, a Prefeitura decidiu acatar a decisão do TCE-SP para retomar o concurso. “Todavia, como este não foi o entendimento da Corte de Contas, a comissão de concurso decidiu acatar a decisão do Tribunal. Assim sendo, para o cargo de guarda civil municipal, será destinada uma vaga para pessoas com deficiência e 19 efetivas (antes eram 20 efetivas)”, informou.

Ainda hoje de acordo com a Prefeitura, essa alteração no edital foi peticionada no TCE-SP e o governo agora aguarda a manifestação do órgão sobre o concurso.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter