X

Cotidiano

Após reclamações de moradores, Six Bar terá que fechar à meia noite

Segundo a vizinhança, desde 9 de agosto, quando iniciou suas atividades, o estabelecimento vem descumprindo a lei de Uso e Ocupação de Solo

Carlos Ratton

Publicado em 13/02/2020 às 19:17

Atualizado em 13/02/2020 às 19:19

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Six Sports Bar terá que fechar à meia noite / Nair Bueno/DL

A Secretaria de Finanças da Prefeitura de Santos intimou o Six Sports Bar, localizado à Rua Jorge Tibiriçá, no Gonzaga, a encerrar as atividades à meia noite, devido a inúmeras reclamações quanto ao sossego público.

A informação está na resposta da Ouvidora, Transparência e Controle (OTC) da Administração Municipal, encaminhada a um dos moradores do entorno que, como outros, participa de um abaixo-assinado e tentam suspensão imediata e fechamento do local. O caso já chegou ao Ministério Público (MP) e já foi objeto de reportagem do Diário do Litoral (DL) ano passado.

Os moradores revelaram que reuniões com o Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) foram canceladas. Segundo a vizinhança, desde 9 de agosto último, quando iniciou suas atividades, o estabelecimento vem descumprindo a lei de Uso e Ocupação de Solo, determinações previstas no Conselho Nacional do meio Ambiente (Conama) e outras legislações municipais, principalmente em relação à poluição sonora.

Mais do que barulho, os moradores reclamam de abusos de quebra do sossego, comprometimento da higiene na rua e outras adjacentes, além de riscos à segurança física e patrimonial. Os munícipes fizeram um dossiê com quase 50 páginas, incluindo fotografias, cópias de registros de reclamações na Ouvidoria, mas nada foi resolvido até o momento.

Imagens

A vizinhança enviou imagens de lançamento de dejetos de cozinha em vias coletoras de águas pluviais; pessoas sendo levadas a atendimento médico em estado de coma alcoólico e ainda relatos de contribuintes sendo constrangidos e expostos a situações como clientes do bar urinando e evacuando próximo do Six. No entanto, as respostas do Poder Público são insatisfatórias.

O gerente do Six, Guilherme Sardenberg, não se manifestou sobre a decisão da Prefeitura, mas já havia dito que seria exagero por parte dos moradores, principalmente relacionados ao som. Ele acreditava numa solução pacífica e em relação às brigas e outros problemas relacionados à rua, garantia que proibia os clientes de saírem com garrafas de vidro e reforço a segurança externa, além manter acordo com motoristas de Uber para facilitar a condução dos clientes.

A Prefeitura esclarece que se a intimação não for cumprida, o estabelecimento receberá multa e poderá ter suas atividades suspensas. Afirma ainda que o Six já recebeu outras intimações, que foram cumpridas dentro do prazo determinado, impedindo a aplicação de multas à época.

Caso chega ao MP

A situação entre os moradores e o bar chegou ao Ministério Público pelas mãos do vereador Benedito Furtado (PSB), após receber os munícipes em seu gabinete.

Furtado revela à Promotoria que as reclamações são relacionadas também à inércia dos órgãos públicos com relação às supostas transgressões cometidas pelo Six. Ele disse que o bar não possui alvará de funcionamento.

Sobre a questão, a Prefeitura de Santos revela que o pedido de alvará está em andamento regular, com autorização para funcionamento até o encerramento do processo.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

Procurando emprego? PAT de Guarujá oferta 52 vagas nesta quinta (25)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter