X
Cotidiano

Após quase dois anos no EaD, USP retoma aulas presenciais

Atividades nos campi da universidade foram retomadas nesta segunda-feira

Campus da USP no bairro do Butanta, em São Paulo / USP Imagens

Após dois anos de pandemia, com aulas e atividades a distância, a USP (Universidade de São Paulo) começa a receber presencialmente nesta segunda, dia 14 de março, pouco mais de 11 mil estudantes que ingressaram neste ano pelo vestibular da Fuvest e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de quase 100 mil alunos de graduação e pós-graduação, incluindo aqueles que estão no segundo e no terceiro ano de curso, mas que ainda não tiveram a oportunidade de frequentar os campi universitários.

 

Por essa razão, a recepção aos calouros deste ano promete ser especial, com o retorno das tradicionais atividades e encontros durante a primeira semana de aulas para integração entre novos alunos e veteranos, em todas as unidades de ensino. 

 

Apesar do momento em que todos os indicadores negativos relacionados à Covid-19 (novos casos, óbitos e internações) estão em queda, os cuidados para evitar a transmissão do coronavírus ainda precisam ser tomados e serão atualizados conforme a evolução da pandemia. Considerando que as atividades na Universidade são realizadas predominantemente em ambientes fechados, os protocolos preveem o uso contínuo de máscaras em todos os espaços.  

 

Além disso, os novos alunos precisam apresentar a comprovação de vacinação contra a covid-19 (esquema vacinal completo) e de eventuais doses de reforço até a segunda etapa virtual de confirmação da matrícula da sua respectiva chamada. Professores, funcionários e estudantes de anos anteriores também tiveram que anexar o comprovante no sistema computacional da USP. Ele será obrigatório em todas as atividades desenvolvidas nos campi da Universidade. 

 

Assista, a seguir, à mensagem do reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior a respeito do início do primeiro semestre letivo de 2022, sobre as ações adotadas pela Universidade durante a pandemia e os protocolos adotados para a retomada das atividades presenciais. Já a vice-reitora da Universidade, Maria Arminda do Nascimento Arruda, falou sobre a importância do convívio acadêmico para a comunidade universitária. Clique nos players abaixo para assistir.

 

Retorno seguro

 

A Reitoria divulgou um documento com as diretrizes para o retorno das atividades presenciais na Universidade, que foi enviado, por e-mail, a toda a comunidade.  Assinado pelo reitor e pela vice-reitora, o documento destaca as ações adotadas para garantir a segurança de alunos, professores e servidores técnicos e administrativos. Acesse o documento neste link e veja abaixo um resumo das orientações. 

 

Além disso, o site Retorno Seguro reúne informações e orientações sobre a retomada das atividades presenciais na USP. No espaço estão publicados os protocolos sanitários para restaurantes, salas de aula e bibliotecas, uma série de vídeos semanais sobre a pandemia — chamados Boletins USP-Covid —, e informes semanais sobre a situação da pandemia de covid-19 no Estado de São Paulo, os Boletins Epidemiológicos USP-Covid. 

*Por Jornal da USP

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Litoral Norte

Inverno quente no Circuito Litoral Norte de São Paulo: atrativos e eventos agitam a temporada

Mesmo durante a estação mais fria do ano, as cinco cidades continuam formando um dos principais destinos do estado para curtir a natureza

Polícia Ambiental

Armamentos e quase 50 munições de diversos calibres são apreendidos na Serra do Mar; vídeo

Dentro da bolsa ainda havia uma sacola plástica com partes de dois animais mortos e congelados, sendo eles um gambá e uma paca

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software