Cotidiano
O apoio chega em um momento considerado crítico, enquanto a cidade contabiliza prejuízos, mantém equipes mobilizadas e segue em nível de atenção
Entre os donativos, foram entregues 117 kits encaminhados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com o Fundo Social do Estado / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Mongaguá recebeu, na última sexta-feira (23), doações e kits de ajuda humanitária destinados às famílias afetadas pelas fortes chuvas que atingiram o município pela segunda vez em apenas duas semanas. O apoio chega em um momento considerado crítico, enquanto a cidade contabiliza prejuízos, mantém equipes mobilizadas e segue em nível de atenção devido ao solo encharcado e à elevação dos rios.
Entre os donativos, foram entregues 117 kits encaminhados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com o Fundo Social do Estado, contendo cestas básicas, colchões, kits dormitório, materiais de limpeza e itens de higiene pessoal. Os itens serão destinados às famílias em situação mais vulnerável.
Continua depois da publicidade
Além disso, o município também recebeu 300 kg de alimentos, articulados por meio do Fundo Social de Solidariedade de Santos, após apoio do prefeito Rogério Santos e do deputado federal Paulo Alexandre Barbosa.
Diante da gravidade dos impactos, a Administração Municipal decretou situação de emergência (Decreto nº 7.991, de 21 de janeiro de 2026). Segundo a Prefeitura, as chuvas causaram danos em 32 das 38 unidades de ensino do município, além de prejuízos estruturais em equipamentos públicos.
Continua depois da publicidade
Os danos somam mais de R$ 2 milhões, valor que, de acordo com o município, ultrapassa a capacidade financeira de resposta local.
Mesmo após o recebimento da ajuda, Mongaguá segue em alerta por causa do cenário de instabilidade climática. A Prefeitura afirma que o município permanece em nível de atenção devido a fatores como:
solo encharcado, com baixa capacidade de absorção;
Continua depois da publicidade
nível dos rios acima do normal;
áreas inundadas desde o dia 19, ainda sem drenagem total.
Somente no último domingo (25), foram registrados 56,58 mm de chuva em 24 horas, com acumulado de 75,92 mm em três dias, mantendo o risco de novos alagamentos, especialmente diante da previsão de mais episódios de chuva.
Continua depois da publicidade
O Comitê de Crise segue mobilizado e, se necessário, o abrigo temporário no Ginásio de Esportes de Agenor de Campos poderá ser reaberto a qualquer momento.
Nesta segunda-feira (26/01), a prefeita reiterou o pedido de apoio ao Governo do Estado durante encontro com o governador Tarcísio de Freitas, em evento realizado em Santos.
Na reunião, ela agradeceu a ajuda humanitária já encaminhada, mas reforçou que a cidade precisa de investimentos estruturais, principalmente em:
Continua depois da publicidade
limpeza de rios e canais
desassoreamento
ampliação do escoamento das águas pluviais
Continua depois da publicidade
Segundo a chefe do Executivo, o objetivo é reduzir alagamentos recorrentes em áreas vulneráveis — muitas das quais ainda permanecem alagadas.
Ela também citou a necessidade de apoio técnico e operacional para ações de maior porte, como a disponibilização de máquina anfíbia para desobstrução do curso dos rios.
De acordo com a Prefeitura, durante o encontro o governador questionou se a ajuda humanitária já havia chegado e afirmou que está em contato com a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, além da Defesa Civil, para tentar viabilizar as demandas apresentadas.
Continua depois da publicidade
Ao final, Tarcísio gravou um vídeo com mensagem à população de Mongaguá, que deverá ser divulgado nas redes sociais da prefeita.
Em apenas seis meses de gestão, o município enfrentou três grandes eventos de chuva em um intervalo inferior a 30 dias, exigindo uma atuação coordenada entre secretarias, equipes de campo e serviços emergenciais.
Após a conversa com o governador, a prefeita se reuniu com o Comitê de Crise e determinou manutenção de alerta máximo em todas as secretarias, com:
Continua depois da publicidade
prontidão total das equipes
resposta rápida às ocorrências
monitoramento reforçado de áreas de risco
integração entre pastas municipais
Para dar respaldo ao levantamento dos prejuízos e garantir maior agilidade nos pedidos de apoio, a Prefeitura firmou parceria técnica com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP).
A intenção é produzir laudos especializados, que serão usados para embasar oficialmente os danos e acelerar a liberação de recursos estaduais e federais.
A Prefeitura mantém campanha de arrecadação para moradores afetados. Quem quiser ajudar pode entregar:
mantimentos
itens de higiene pessoal
materiais de limpeza
Local: Fundo Social de Solidariedade
Endereço: Rua Rui Barbosa, nº 150 (esquina com a Av. São Paulo), Centro.