X

Cotidiano

Após nove anos, Anvisa proíbe agrotóxico que causa câncer e Parkinson

O agrotóxico já é banido em várias partes do mundo há anos por ser considerado prejudicial à saúde de lavradores e consumidores, mas continuou sendo usado no Brasil

Nilson Regalado

Publicado em 23/09/2017 às 13:02

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Anvisa resolveu proibir a comercialização do herbicida Paraquat / Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) resolveu proibir a comercialização do herbicida Paraquat. A decisão foi tomada na terça-feira, após reavaliação toxicológica do produto, que demorou nove anos para ser concluída. O agrotóxico já é banido em várias partes do mundo há anos por ser considerado prejudicial à saúde de lavradores e consumidores, mas continuou sendo usado no Brasil em plantações de feijão, milho, soja e cana.

Estudos científicos conduzidos por laboratórios estrangeiros e pela Fundação Osvaldo Cruz em 2009 já haviam concluído que o Paraquat provoca “aberrações cromossômicas” ao simples contato com a pele. Em outras palavras: o veneno usado para combater ervas daninhas induz à intoxicação aguda, mutações genéticas, desregulação endócrina, toxicidade reprodutiva, teratogênese, câncer e Mal de Parkinson.

Apesar de ser considerado “altamente tóxico” pela própria Anvisa, a agência fez a ressalva de que não há evidências que o herbicida deixe resíduo nos alimentos. Assim, os fabricantes do veneno poderão comercializar seu estoque até o fim e terão três anos para apresentar contraprovas capazes de convencer a Anvisa a rever sua decisão.

Em nota, a Anvisa argumentou que concedeu esse prazo de três anos para “minimizar os altos impactos econômicos, agronômicos e ambientais da medida, considerando, principalmente, a alta eficiência do produto, seu baixo custo, sua característica de não causar resistência em ervas daninhas”.

Crime contra o futuro...
Um estudo científico desenvolvido no Colégio de Ciências Humanas da University of Nebraska-Lincoln, nos Estados Unidos, comprovou que infecções bacterianas decorrentes da falta de água potável e saneamento básico estão na origem de problemas como déficit de estatura e desnutrição.

...das crianças...
Apresentado na terça, em SP, o estudo mostrou que embora a mortalidade infantil venha caindo no mundo neste século, crianças submetidas à falta de saneamento básico e água potável não conseguem atingir todo o potencial de desenvolvimento cognitivo e físico, em prejuízo da economia de seus países.

...do Terceiro Mundo!
Essas infecções bacterianas repetidas afetam as vilosidades intestinais e o perfil da microbiota intestinal, prejudicando a absorção de nutrientes para o resto da vida.Quando o problema ocorre em períodos de alta vulnerabilidade, como os primeiros dois anos de vida, os danos podem ser definitivos...

Lagosta barata
Centros de pesquisa da Austrália e da Tasmânia firmaram parceria para criação da primeira incubadora de lagostas do mundo, apesar do complexo ciclo de vida do crustáceo. A expectativa é que em dois anos os estudos seja iniciada a criação comercial de lagostas em cativeiro.

O vinho fino do...
Garanhuns se candidata a ser a próxima região vinícola do País. E as primeiras garrafas de vinho fino do agreste pernambucano foram degustadas agora em setembro.

...agreste pernambucano
Trabalho desenvolvido pelo Instituto Agronômico de Pernambuco e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco está permitindo a produção de três variedades de uvas brancas: Muscat  , Sauvignon Blanc e Viognier; e de outras três uvas ­tintas: Malbec, Cabernet Sauvignon e Syrah.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Casa das Culturas de Santos recebe exposição e oficina até domingo (28)

Ação começa nesta quinta-feira (25), com a exposição 'Vicente de Carvalho, Além-Mar'

Itanhaém

Polícia prende trio suspeito de integrar organização criminosa em Itanhaém

Além disso, R$ 3.480,00 também foram recuperados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter