Cotidiano
A medida foi publicada nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial da União e atinge diversos produtos da linha de gelados comestíveis, como sorvetes e picolés
A decisão foi motivada por irregularidades consideradas graves na rotulagem / Freepik
Continua depois da publicidade
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão imediata da comercialização, distribuição, importação e uso de sorvetes da marca AICE, importados pela empresa New Arrival Importação & Exportação Ltda.
A medida foi publicada nesta quinta-feira (10) no Diário Oficial da União e atinge diversos produtos da linha de gelados comestíveis, como sorvetes e picolés.
Continua depois da publicidade
A decisão foi motivada por irregularidades consideradas graves na rotulagem. Entre os problemas identificados está a omissão da presença do corante artificial tartrazina, substância que pode causar reações adversas, especialmente em pessoas com alergia.
Além disso, o produto Berry Chocomax não alertava para a presença de amendoim, um dos principais ingredientes com alto potencial alergênico.
Continua depois da publicidade
Os produtos atingidos pela medida são:
Milk Melon
Juju Apple
Continua depois da publicidade
Frutyroll
Nanas
Berry Chocomax
Continua depois da publicidade
A New Arrival deverá retirar do mercado todos os lotes em circulação e só poderá retomar a comercialização após corrigir os rótulos e atender às exigências da Anvisa.
“A rotulagem adequada é essencial para a segurança alimentar. A omissão de ingredientes alergênicos representa risco real à saúde pública”, destacou a agência em nota oficial.
Até o momento, a marca AICE não se pronunciou sobre a decisão.
Continua depois da publicidade
Em nota, AICE informou que todos os produtos citados mantêm a fórmula original, não oferecem risco a saúde e possuem licenças sanitárias vigentes, emitidas por autoridades competentes. A ação descrita pela Anvisa configura-se como uma medida preventiva de rotulagem, sem qualquer relação com a composição, qualidade ou segurança dos produtos.
AICE informa ainda que os ajustes solicitados referem-se exclusivamente à forma de apresentação de determinados ingredientes no rótulo, como a substituição de códigos técnicos por nomes escritos por extenso, conforme previsto em norma específica.
A atualização dos rótulos já está em andamento, de forma imediata e coordenada, seguindo o padrão internacional de conformidade da marca, presente em 26 países e mais de 700 mil pontos de venda.
Continua depois da publicidade
No mês passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária anunciou a suspensão da venda do Suplemento Proteico para Atletas 100% Full Whey, da marca Fullife Nutrition. A medida foi feita devido a presença de glúten no produto.
A analise também identificou contaminação por trigo, centeio e cevada, sustâncias que não estavam declaradas no rótulo do produto.
Na rotulagem do suplemento, foram encontradas alegações não permitidas, o que pode levar a informações enganosas ao consumidor.
Continua depois da publicidade