Cotidiano

Após falhas graves de fabricação, Anvisa proíbe venda de famosa marca de café

Agência encontrou falhas graves de higiene e falta de licença sanitária; empresa diz que suspendeu operações para ajustes

Ana Clara Durazzo

Publicado em 05/11/2025 às 11:30

Atualizado em 05/11/2025 às 11:44

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Em nota, a Vibe Coffee contestou a decisão, afirmando não possuir multa, notificação ou processo administrativo em andamento / Divulgação

Continua depois da publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta segunda-feira (3) a venda, distribuição, fabricação, propaganda e uso de todos os produtos da marca Vibe Coffee, do Espírito Santo. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União e vale para todo o país.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

De acordo com o órgão regulador, a decisão foi motivada por uma série de irregularidades, incluindo:

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Chá famoso é retirado das prateleiras pela Anvisa após denúncia de falsificação

• Anvisa suspende venda de whey, creatina, chá verde e outros suplementos; veja lista

ausência de licença sanitária da empresa;

falta de regularização dos produtos junto à Anvisa;

Continua depois da publicidade

falhas graves de boas práticas de fabricação — como ausência de rastreabilidade, falta de procedimentos operacionais padrão e condições inadequadas de higienização;

problemas constatados em inspeção realizada pela Vigilância Sanitária estadual.

A medida é preventiva e visa proteger os consumidores, segundo a agência.

Continua depois da publicidade

Respostas da empresa 

Em nota, a Vibe Coffee contestou a decisão, afirmando não possuir multa, notificação ou processo administrativo em andamento. A empresa declarou ter sido ela própria a solicitar a inspeção sanitária, para obter orientações técnicas com o objetivo de emitir o alvará sanitário.

A marca reconheceu que os fiscais identificaram irregularidades estruturais e ausência de alguns Procedimentos Operacionais Padrão (POPs). Por isso, afirma ter suspendido voluntariamente as atividades para fazer adequações no espaço fabril.

'Após as correções, todas as evidências serão encaminhadas à Vigilância Sanitária estadual para reavaliação e liberação do retorno das operações', informou a empresa.

Continua depois da publicidade

A Vibe Coffee vende cafés em grão e moídos, anunciando em seu site que utiliza grãos de produtores do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Segunda proibição em menos de uma semana

Esta é a segunda marca de café suspensa pela Anvisa em menos de uma semana. Na última quinta-feira (30), o órgão proibiu a comercialização do pó para preparo de café em sachê Fellow Criativo, da marca Cafellow, vendido por comércio eletrônico.

O produto continha extrato de cogumelo Agaricus bisporus, ingrediente que não possui avaliação de segurança para uso em alimentos.

Continua depois da publicidade

Orientação ao consumidor

A Anvisa recomenda que consumidores não adquiram nem consumam produtos da marca Vibe Coffee até a regularização sanitária. Quem já possui itens do lote pode solicitar orientação ao serviço de atendimento ao consumidor da empresa.

A agência reforça que somente produtos alimentícios registrados e regularizados garantem segurança e qualidade para o consumo.

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software