Codesp coloca placa de pista escorregaria e limite de velocidade na Perimetral

Desde a inauguração em outubro de 2010 até fevereiro deste ano, foram contabilizados 132 acidentes, com seis mortos.

Comentar
Compartilhar
09 NOV 201212h15

O acidente que ocorreu, na manhã desta quinta-feira (08), na Avenida Perimetral, quando uma pessoa morreu e outra ficou ferida, serviu de alerta quanto ao perigo da curva em frente à Estátua do Trabalhador, por causa da viscosidade da pista devido ao açúcar acumulado no asfalto. Pela manhã, a reportagem do Diário do Litoral flagrou agentes da Guarda Portuária instalando uma placa para sinalizar a via escorregaria.

O acidente de ontem soma-se às 132 ocorrências que já aconteceram na Perimetral, desde que a avenida foi inaugurada, em outubro de 2010, até fevereiro deste ano. Seis pessoas morreram.

No sentido de quem vai para o Centro, a Codesp instalou ontem uma placa sinalizando pista escorregadia e outra estabelecendo a velocidade de 40 km/h no trecho. O instrumento foi colocado a alguns metros do Terminal de Passageiros, que antecede a curva em frente à Estátua do Trabalhador.

O açúcar acumulado no asfalta vem das rodas de caminhões que passam pelos terminais açucareiros. Com a água da chuva, óleo e grãos que também caem dos veículos, uma substância melada dá viscosidade à pista. A Codesp e a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) não preveem nenhum tipo de fiscalização no local, para garantir que a velocidade estabelecida será cumprida pelos motoristas.
 
Acidente
 
A Avenida Perimetral ficou congestionada durante toda a manhã de ontem, no sentido de quem segue para o Centro de Santos, por conta de um grave acidente na pista. Na curva da Estátua do Trabalhador, um carro de escolta da empresa CTS capotou, às 5h20, com duas pessoas dentro. O motorista do veículo sobreviveu ao acidente, mas o acompanhante não resistiu e morreu no local.
 
O corpo e o carro foram removidos da pista após perícia. Por volta das 12 horas de ontem, o tráfego de veículos voltou a se normalizar.

Colunas

Contraponto