Cotidiano
Com uma carreira iniciada na década de 1960, Allende teve atuação destacada na imprensa paulista e regional, especialmente na Baixada Santista
Além disso, Fernando Allende foi colunista do Diário do Litoral, onde publicou análises e comentários sobre temas ligados à política e ao cotidiano institucional da região. / Reprodução
Continua depois da publicidade
A Regional Santos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) informou o falecimento do jornalista Fernando Allende, aos 78 anos. Com uma carreira iniciada na década de 1960, Allende teve atuação destacada na imprensa paulista e regional, especialmente na Baixada Santista.
Fernando Allende começou a trajetória profissional em 1967, aos 20 anos, no Grupo Folha de S.Paulo, onde trabalhou por aproximadamente duas décadas, exercendo diferentes funções de redação. No mesmo período, também atuou no jornal Cidade de Santos, que circulou entre 1967 e 1987.
Continua depois da publicidade
A partir do fim dos anos 1980, consolidou sua carreira no jornalismo regional, com atuação voltada principalmente à cobertura da política local. Durante 14 anos, foi responsável pela edição de uma coluna diária dedicada aos bastidores e ao acompanhamento da política regional, tornando-se uma referência nesse segmento. Também manteve coluna no G1 Santos, ampliando sua presença no meio digital.
Além disso, Fernando Allende foi colunista do Diário do Litoral, onde publicou análises e comentários sobre temas ligados à política e ao cotidiano institucional da região.
Continua depois da publicidade
Em nota, a Regional Santos do SJSP registrou a manifestação de pesar e prestou solidariedade a familiares, amigos e colegas de profissão.