Cotidiano
O investimento, estimado em R$ 6,8 bilhões, será financiado pela União, por meio da Autoridade Portuária de Santos (APS), com aporte complementar do governo estadual
Atualmente, cerca de 80 mil pessoas cruzam diariamente o canal entre as duas cidades / Divulgação
Continua depois da publicidade
A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) sedia, na tarde desta sexta-feira (5), o leilão que definirá a empresa responsável pela construção do Túnel Santos–Guarujá. O evento tem previsão para se iniciar ás 16h.
O investimento, estimado em R$ 6,8 bilhões, será financiado pela União, por meio da Autoridade Portuária de Santos (APS), com aporte complementar do governo estadual.
Continua depois da publicidade
Ao todo, o contrato prevê 30 anos de concessão para a empresa vencedora do certame.
Atualmente, cerca de 80 mil pessoas cruzam diariamente o canal entre as duas cidades, utilizando o sistema de balsas, que chega a transportar 27 mil veículos por dia.
Continua depois da publicidade
Caminhões que precisam desviar por mais de 40 quilômetros terão o percurso reduzido para menos de um quilômetro, diminuindo o tempo de viagem de 40 minutos para pouco mais de um minuto.
Além da agilidade, a obra deve gerar impacto ambiental positivo. Estima-se que 70 mil toneladas de CO deixem de ser lançadas na atmosfera a cada ano, graças à redução no deslocamento de aproximadamente cinco mil caminhões que hoje percorrem rotas alternativas.