O evento terá duração de 3 horas, 29 minutos e 24 segundos / Pixabay
Continua depois da publicidade
Neste domingo (7), o céu será palco de um fenômeno astronômico impressionante e que chama atenção de muita gente: um eclipse lunar total. O evento terá duração de 3 horas, 29 minutos e 24 segundos, entre 13h27 e 16h56 no horário de Brasília.
Desse total, pouco mais de 1 hora e 20 minutos será do chamado eclipse total, momento em que ocorre a chamada “Lua de Sangue”, que é quando o satélite natural adquire uma coloração avermelhada.
Continua depois da publicidade
A transmissão deste encantador fenômeno poderá ser acompanhada ao vivo aqui no Diário, por meio do vídeo abaixo, disponibilizado pelo canal do YouTube The Virtual Telescope Project. Assista:
De acordo com o site TimeAndDate, a maior parte da Ásia, o leste da África e o oeste da Austrália terão a oportunidade de acompanhar o eclipse em sua totalidade, do início ao fim, incluindo a fase da “Lua de Sangue”.
Continua depois da publicidade
Já observadores em outras regiões da África, na Europa e em partes da Austrália poderão assistir apenas a trechos da totalidade ou da parcialidade do fenômeno astronômico.
No Brasil, o eclipse não será visível. Apenas uma pequena faixa do Nordeste teria a possibilidade de observar a fase penumbral, quando a Lua escurece de forma quase imperceptível. No entanto, como o fenômeno ocorrerá durante a tarde, a observação não será possível.
O eclipse também atrai muita gente por causa do seu lado místico. Em diferentes culturas, o fenômeno é associado a transformações, renovação e até presságios.
Continua depois da publicidade
A tonalidade avermelhada da Lua, conhecida como “Lua de Sangue”, costuma reforçar interpretações ligadas a mudanças profundas e ao encerramento de ciclos.
De acordo com a taróloga Sunna, os eclipses de setembro revelam poder oculto de autocura e transformação (). Ela também preparou um guia com os signos mais impactados pelo evento cósmico.
A numeróloga Katina Cornelisse dos Santos também revelou ao Diário que, por causa dos dois eclipses praticamente seguidos, Setembro será marcado por verdades que não podem mais permanecer ocultas.
Continua depois da publicidade
Vale reforçar, no entanto, que apesar do forte simbolismo, trata-se de um evento natural e seguro de ser observado, sem qualquer risco para a saúde.