Cotidiano

Anvisa volta a interditar famosa pasta de dente; entenda motivo

O creme dental havia sido suspenso no dia 27 de março, após receber oito reclamações sobre pelo menos 13 efeitos adversos

Ana Clara Durazzo

Publicado em 02/05/2025 às 15:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Nas redes sociais, os clientes reclamam dos incômodos após o uso da pasta, como queimação, inchaço, dores na gengiva e dificuldade para movimentar a língua / Pexels

Continua depois da publicidade

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a interditar o creme dental Colgate Total Clean Mint. A medida tinha sido suspensa após um recurso da empresa, porém a mesma voltou atrás na decisão.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A pasta de dente havia sido suspensa no dia 27 de março, após receber oito reclamações sobre pelo menos 13 efeitos adversos.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Anvisa volta a liberar venda de creme da Colgate, mas mantém alerta

• Famosa marca de pasta de dente é interditada pela Anvisa; veja detalhes

A Colgate entrou com recurso no mesmo dia, o que reverteu a decisão da agencia. Porém, a multinacional voltou atrás e suspendeu o recurso.

A empresa afirmou que a decisão foi incentivada pela colaboração continua com a Anvisa e pelo avanço das investigações técnicas junto a agencia. Eles acreditam em uma resolução e reafirmam a segurança e qualidade do seu produto.

Continua depois da publicidade

Caso

Nas redes sociais, os clientes reclamam dos incômodos após o uso da pasta, como queimação, inchaço, dores na gengiva e dificuldade para movimentar a língua.

O motivo para esses efeitos ainda não foi apurado, mas a hipótese sugere que eles teriam ocorrido devido ao fluoreto de estanho.

A empresa afirmou na época que o produto não oferecia riscos à saúde, mas que algumas pessoas podiam apresentar sensibilidade a certos ingredientes.

Continua depois da publicidade

A recomendação em casos de reações era a de suspensão imediata de uso.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software