Testes de qualidade reprovaram marca La Vaquita, além de interdição total do Glicojax e Durasil; entenda a decisão da agência. / Reprodução/Pexels
Continua depois da publicidade
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (2), a interdição cautelar de um lote do leite condensado semidesnatado da marca La Vaquita e determinou a apreensão dos suplementos Glicojax e Durasil. As medidas foram publicadas no Diário Oficial da União.
De acordo com a decisão, o lote específico do leite condensado foi reprovado em testes de controle de qualidade realizados pela agência reguladora. A Anvisa não divulgou, em um primeiro momento, os parâmetros exatos que levaram à reprovação do produto.
Continua depois da publicidade
Em relação aos suplementos, as resoluções determinaram a retirada imediata dos produtos Glicojax e Durasil do mercado. A apreensão abrange todos os lotes, prazos de validade e números de registro dos itens, indicando uma preocupação ampla com a segurança desses artigos.
A interdição do leite condensado La Vaquita é de caráter cautelar, o que significa que a medida visa prevenir possíveis riscos à saúde pública enquanto investigações e análises mais aprofundadas são realizadas. A empresa responsável pelo produto deverá se manifestar e apresentar defesa.
Continua depois da publicidade
Consumidores que possuírem produtos dos lotes afetados devem suspender o uso e, se possível, entrar em contato com o fabricante ou o local de compra para obter orientações. A Anvisa recomenda atenção às publicações oficiais para eventuais atualizações sobre o escopo e os motivos detalhados das medidas.
As ações reforçam a atuação fiscalizatória da agência sobre alimentos e suplementos alimentares disponíveis no mercado nacional.