X

Cotidiano

Antonieta é campeã estadual e conquista segundo lugar nacional do Prêmio “Prefeito Empreendedor”

O fomento à realização de eventos esportivos na Cidade ao longo do ano, visando estimular o turismo na baixa temporada, foi o foco do projeto guarujaense

Publicado em 09/06/2014 às 15:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Apostar na realização de eventos esportivos para potencializar o turismo na baixa temporada e aquecer a economia da Cidade, movimentando a rede hoteleira, quiosques, restaurantes, bares, ambulantes, táxis, feiras de artesanato, lojas e shoppings, entre outros segmentos, foi determinante para a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, se tornar campeã estadual e conquistar o segundo lugar no Brasil do Prêmio “Prefeito Empreendedor”, concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A premiação nacional aconteceu na noite de terça-feira (3), na sede do Sebrae Nacional, em Brasília. Guarujá ganhou os dois títulos pela categoria “Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos”, criada nesta edição por causa da Copa do Mundo.

Com o projeto “Empreender é um esporte”, Guarujá concorreu no Estado com 335 projetos de 265 prefeituras. Já em âmbito federal, a iniciativa da prefeita Antonieta disputou com 1.348 projetos, ficando 123 como finalistas. Guarujá provou que atrações desta natureza impactam positivamente o turismo sazonal e o mercado que ele movimenta, assim como acontecerá com a Cidade e todo o Brasil durante a Copa do Mundo. A Pérola do Atlântico, em especial, recebe nesta sexta-feira (6), a seleção da Bósnia e Hezergovina, que treinará no Estádio Municipal Antônio Fernandes e se hospedará no Casa Grande Hotel.

Guarujá ganhou os dois títulos pela categoria “Pequenos Negócios nos Eventos Esportivos”, criada nesta edição por causa da Copa do Mundo. (Foto: Divulgação/PMG)

Em Guarujá, de 2009 a 2013, houve um aumento médio de 48% na realização de eventos esportivos ao longo do ano. No primeiro ano do Governo Antonieta, foram promovidos 58 iniciativas deste porte. O número subiu para 85 no ano de 2013, já como perspectiva da Copa do Mundo e Olimpíadas no Brasil. “Utilizamos o esporte como uma grande oportunidade para alavancar a Cidade durante todo o ano. Esta foi a nossa proposta, que permitiu que conseguíssemos captar a Copa do Mundo, quando o Brasil inteiro disputou. Estou feliz porque nossa Cidade se destacou no Prêmio Prefeito Empreendedor, do qual eu já havia recebido o selo estadual em 2012. Agora, conquistamos o primeiro lugar na fase estadual e segundo na etapa nacional. Isso é significativo”, comemorou a prefeita.

A solenidade foi conduzida pelo presidente nacional do Sebrae, Luiz Barretto. Antonieta foi acompanhada pelos secretários municipais José Carlos Rodriguez (Turismo), Adilson Luiz de Jesus (Desenvolvimento Econômico e Portuário - Sedep), Eliane Belfort (adjunta de Desenvolvimento Empresarial), o diretor do Desenvolvimento do Comércio, Serviços e Indústria; Luiz Carlos Pacheco; a assessora do Núcleo de Projetos Especiais - Copa do Mundo, Gabriela Gallo; e o assessor estratégico, Orlando João de Souza Junior. Pela sociedade civil, foram o diretor geral do Casa Grande Hotel e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Lourival de Pieri, e o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg), Francisco Martins de Oliveira Filho (Chiquinho).

Para o secretário Adilson Luiz de Jesus, “Guarujá foi agraciada com o primeiro lugar no estado de São Paulo e tivemos o privilégio de estar entre 123 prefeitos em nível nacional. A prefeita Maria Antonieta tem se esforçado e cobrado muito da sua equipe, por isso conseguimos alcançar o obejtivo. Foi muito produtivo, muito bacana, Guarujá estar entre os melhores do País. Isso prova que Guarujá está dando certo”, considerou.

Já Eliane Belfort acrescentou que a coloação foi muito disputada e resultado de um grande trabalho. “Foi muito positivo e muito difícil chegar até aqui. Guarujá está de parabéns! Foi um grande aprendizado antes de mais nada. Trabalhar em equipe com o que tem de melhor em Guarujá foi um grande ganho. Temos equipe boa e comprometida e este foi o fruto do trabalho e do compometimento da equipe”, apontou.

Ações paralelas – O Governo Municipal vem desenvolvendo uma série de ações complementares junto à sociedade para capacitar e apoiar a população para fortalecer os pequenos empreendimentos, com base na oportunidade dos eventos esportivos, como a capacitação para os artesãos, o fomento ao microcrédito no Banco do Povo, atendimentos na Sala do Empreendedor e cursos de qualificação profissional gratuitos aos munícipes em Gastronomia, Culinária, Garçom e Logística.

Prefeita empreendedora, povo empreendedor

A vontade política do Governo Municipal em mudar o perfil socioeconômico e cultural da Cidade, reconhecendo seu potencial e de seu povo, fomentando o empreendedorismo, tem sido preponderantes para que Guarujá venha alcançando uma posição de destaque em âmbito nacional, e o Prêmio “Prefeito Empreendedor” está inserido neste contexto.

Desde 2009, a Ilha de Santo Amaro tem alçado novos voos. Naquele ano, a Cidade foi pioneira ao ganhar o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE) Brasil, também do Sebrae, quando a empresa Bistec, que atua no ramo de assistência técnica em informática, foi a vencedora, por iniciativa do proprietário Fernando Barreira. Já no início deste ano, foi a vez da Contabilidade Danimar, que concorreu com 26.121 empresas inscritas no Estado, faturar a premiação na categoria Serviços.

Para o vice-presidente da Aceg, Chiquinho Martins, a experiência foi única. "A Associção Comercial fica muito feliz em ter sido chamada para participar. É um prazer muito grande e uma honra poder estar aqui, representando os empresários. É uma alegria poder acompahar a prefeita, que ganhou o prêmio estadual e concorreu com os melhores do Brasil, o que é muito importante para a gente", garantiu o representante do empresariado.

E Lourival de Pieri, que está pronto para a hospedagem da delegação da Bósnia e Hezergovina no Casa Grande Hotel, reconhece o momento de prosperidade que a Cidade passou a viver ao definir que os eventos esportivos são fundamentais para consolidar a economia durante a sazonalidade. “É a primeira vez que acompanhei o prêmio. Sei que a prefeita Maria Antonieta já foi classificada em três edições, primeiro com o selo estadual, depois chegando ao primeiro lugar em São Paulo e aqui em Brasília concorrendo com todo o Brasil. Esta ação demonstra todo o esforço da prefeita, e o que ela vem fazendo, é uma empreendedora. É um orgulho para Guarujá participar deste Prêmio”, concluiu.

Para o microempresário Edgard Ribeiro, que atua na Feira de Artesanato desde 1989 e tem uma lanchonete no Santo Antônio há dois anos, o momento é de muita esperança. “A iniciativa é excelente. No ano passado, em outubro, a Cidade sediou o Campeonato de Kickboxing, que movimentou Guarujá, trazendo pessoas do Paquistão, Portugal, Espanha e leste Europeu, agora com a Copa vem a Bósnia. Guarujá é conhecido mundialmente, mas a prefeita trazendo este projeto coloca a Cidade em alta”, finalizou.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

D23: evento oficial da Disney chega ao Brasil em 2024

O evento acontece nos dias 8, 9 e 10 de novembro de 2024 no Transamérica Expo Center, em São Paulo

Diário Mais

Relembre como foi o último show da Legião Urbana, no Reggae Night, em Santos

Há 29 anos a icônica banda se despedia do público em uma noite de Renato Russo estressado

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter