X

Cotidiano

Antigo prédio do ‘Tripulantes do Futuro’ é cedido ao Estado

Imóvel abrigará cursos profissionalizantes do Centro Paula Souza e do programa Via Rápida Empregos

Publicado em 21/03/2017 às 10:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Imóvel está localizado próximo no final da Avenida Nações Unidas, na Vila Margarida / Rodrigo Montaldi/DL

O prédio que abrigou o projeto Tripulantes do Futuro, em São Vicente, será cedido pela Prefeitura para o Governo do Estado para a realização de cursos profissionalizantes. A autorização para a cessão foi aprovada recentemente na Câmara Municipal, e o processo está em fase documental. A ideia é que até o segundo semestre tenham início as capacitações, que serão voltadas ao potencial turístico e comercial da Baixada Santista.

“O prédio é da Prefeitura. O Governo do Estado assumirá o espaço para oferecer cursos profissionalizantes nas áreas que têm potencial na região. Os cursos devem ser nos moldes do que era oferecido no Tripulantes do Futuro, mas não focado para apenas para o setor de cruzeiros marítimos”, destacou Mauro Preto, assessor de Relações Institucionais da Prefeitura de São Vicente.

A Administração Municipal ainda não tem informações sobre o número de vagas que serão oferecidas e a relação de cursos.

“Por enquanto estamos tratando da questão estrutural e do trâmite documental. A formatação dos cursos será definida pelo Centro Paula Souza. Agora estamos na fase de adequação do prédio. Avaliar o que precisa ser feito. Acredito que as atividades tenham início até antes do segundo semestre”, disse Preto. A iniciativa contará ainda com o apoio do programa Via Rápida Emprego, também estadual.

Segundo o assessor, as condições do prédio estão boas, no entanto são necessários reparos. “Achamos que as condições do prédio estariam piores, quando assumimos o governo, mas o maior problema é uma infiltração de laje. Resolvendo isso resolve quase tudo, pois essa infiltração compromete a parte elétrica e também a pintura do local”, afirmou.

O imóvel está localizado próximo à Ponte dos Barreiros, no final da Avenida Nações Unidas, na Vila Margarida.

Tripulantes

Inaugurado em janeiro de 2012, o prédio onde eram realizados os cursos do projeto Tripulantes do Futuro foi planejado com o formato de navio. Batizado de Centro Vocacional Tecnológico Tripulantes do Futuro, o imóvel foi construído com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, aproximadamente R$ 1,5 milhão.

O projeto teve início em 2008 e formou milhares de jovens de 18 a 20 anos. Boa parte da mão de obra formada pela iniciativa foi absorvida pelas operadoras de cruzeiros marítimos. O curso oferecia disciplinas de marketing pessoal, inglês de bordo, camareira, garçom, recreação, bartender, secretaria e recepção, etiqueta profissional, decoração de mesa, inglês para turismo e organização de eventos.

Com a mudança de governo, em 2013, o projeto ganhou novo nome e roupagem, mas não teve sucesso e foi encerrado meses depois.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter