Cotidiano

Antídoto contra intoxicação por metanol é comprado por cidade do litoral de SP

Medida foi adotada para garantir estoque imediato do medicamento e assegurar resposta rápida diante de possíveis ocorrências

Igor de Paiva

Publicado em 06/10/2025 às 17:20

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

A proposta é assegurar resposta rápida diante de possíveis ocorrências / Divulgação/PMS

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Saúde de Santos (SMS) realizou a compra emergencial de ampolas de álcool absoluto injetável (álcool etílico 99,9%), utilizado como antídoto em casos de intoxicação por metanol - substância frequentemente associada à adulteração de bebidas alcoólicas.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Segundo a pasta, a medida foi adotada para garantir estoque imediato do medicamento e assegurar resposta rápida diante de possíveis ocorrências.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Estado de SP tem segunda morte confirmada por ingestão de metanol

• Metanol e cegueira: entenda a relação e todos os perigos da substância

• Clubes do litoral suspendem vendas de bebidas após casos de contaminação por metanol

De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Lopez, não há registro de casos confirmados de intoxicação por metanol no município. “Estamos em um momento de alerta nacional. O antídoto será disponibilizado aos serviços de saúde sempre que necessário, para reverter rapidamente um caso e salvar vidas”, afirmou.

A SMS orienta que pessoas que apresentem sintomas como náuseas, dor de cabeça, vômitos, tontura, falta de coordenação ou sinais de embriaguez procurem atendimento médico imediatamente.

Continua depois da publicidade

Casos mais graves podem evoluir com alterações visuais, como visão turva ou cegueira, e acidose metabólica - quadro que pode levar ao coma ou à morte entre 8 e 24 horas após a ingestão.

O secretário alerta ainda que o metanol não apresenta cor, cheiro ou sabor diferentes, o que torna sua detecção difícil. Todos os serviços de saúde públicos e privados de Santos foram orientados a notificar imediatamente casos suspeitos à Seção de Vigilância Epidemiológica, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Denúncias sobre a venda de bebidas adulteradas podem ser feitas à Ouvidoria Municipal pelo telefone 162, pelo site www.santos.sp.gov.br/ouvidoria, ou presencialmente no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h (exceto feriados).

Continua depois da publicidade

O Dr. Drauzio Varella postou um vídeo explicando o que fazer em casos de intoxicação por metanol. Assista abaixo:

 

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software