Alguns postos chegaram a ser autuados simplesmente por não fornecer as amostras para o PMQC / Agência Brasil
Continua depois da publicidade
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) fiscalizou, entre os dias 17 e 20 de fevereiro, postos de combustíveis no litoral de São Paulo. Durante a ação, foram encontradas adulterações e fraudes nas bombas.
Em Santos, um posto foi autuado e teve os bicos interditados por fornecer menos combustível do que o registrado na bomba (bomba baixa).
Continua depois da publicidade
Já em Peruíbe, houve a interdição de bicos e tanques de um posto por comercializar gasolina comum fora das especificações quanto ao etanol, com 54%, além de não realizar drenagem do fundo dos tanques de diesel.
O município também teve outro posto na mesma cidade, que também foi autuado pela não realização dessa drenagem.
Continua depois da publicidade
Em Itanhaém e Itariri, dois postos foram interditados por não realizarem a drenagem do fundo dos tanques de diesel.
Na capital paulista um posto foi autuado e interditado por dificultar a ação de fiscalização, além de receber autuação por recusar o fornecimento de amostras do combustíveis para o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) da Agência.
Outro posto também foi autuado por não fornecer as amostras para o PMQC.
Continua depois da publicidade
Já em Carapicuíba, um posto foi autuado e sofreu interdições em bicos de abastecimento e tanques por comercializar gasolina comum com 35% de etanol, quando o especificado pela legislação é 27%.
Recentemente, a ANP também realizou um alerta sobre um novo golpe que vem causando prejuízo e dor de cabeça para os motoristas.