A chegada do Réveillon deve ser marcada por chuvas intensas, risco de tempestades e rajadas de vento em pelo menos sete estados brasileiros / Freepik
Continua depois da publicidade
A chegada do Réveillon deve ser marcada por chuvas intensas, risco de tempestades e rajadas de vento em pelo menos sete estados brasileiros. A previsão é do Meteored, que aponta a atuação de um novo sistema frontal organizando a circulação de ventos e umidade sobre o país.
Já a partir deste domingo (28), as condições começam a se intensificar, favorecendo a formação de nuvens carregadas, justamente no período que antecede a virada do ano.
Continua depois da publicidade
No último sábado (27), pancadas de chuva fortes e localizadas atingiram pontos do estado de São Paulo. Para este domingo, o cenário se amplia e as instabilidades avançam também sobre Goiás e Mato Grosso do Sul, regiões que vinham enfrentando uma onda de calor persistente.
Com a mudança no padrão atmosférico, a previsão indica alívio nas temperaturas, mas com aumento do risco de temporais.
Continua depois da publicidade
Os modelos meteorológicos da Meteored indicam alta incidência de descargas elétricas, principalmente durante a tarde e a noite de domingo. O risco é maior em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Goiás, além de áreas do Paraná e de Santa Catarina — estados que também registraram calor extremo nos últimos dias.
Onda de calor: Alerta vermelho aponta 'grande perigo' à saúde no litoral de SP
Até a noite do dia 31, as tempestades mais intensas devem ocorrer no Paraná e em Mato Grosso do Sul. No entanto, a chuva não deve se restringir a essas regiões. A previsão inclui ainda:
Continua depois da publicidade
Também há expectativa de pancadas de chuva em grande parte do Centro-Oeste, em amplas áreas da Região Norte e no extremo oeste do Nordeste.