Anjos feitos com garrafas PET enfeitam Santos para o Natal

Duas mil e quatrocentas garrafas PET que iriam para o lixo foram utilizadas na confecção dos enfeites.

Comentar
Compartilhar
14 DEZ 2019Por Caroline Souza09h11
Alunos e funcionários da Vila Criativa Morro da Penha ajudaram na confecção dos anjos e se uniram para que o projeto saísse do papel.Foto: NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Duas mil e quatrocentas garrafas PET que iriam para o lixo foram utilizadas na confecção dos novos enfeites de Natal de Santos. Às vésperas das festividades, a Cidade vai ganhar seis anjos feitos com material reciclável.

Com cerca de 1,80 metro de altura, as esculturas foram montadas de forma colaborativa. Prefeitura, Fundo Social de Solidariedade e Vila Criativa Morro da Penha se uniram para que o projeto saísse do papel. Cada anjo é formado por 400 garrafas PET, arrecadadas em gincanas realizadas nas escolas municipais de Santos.

A primeira etapa, da armação, foi feita pela equipe de serralheria da Prefeitura. Depois, funcionários do Fundo Social de Solidariedade colocaram a tela que sustenta o material reciclável. As garrafas PET foram cortadas e pintadas por funcionários e alunos da Vila Criativa Morro da Penha. Eles também foram os responsáveis pela montagem dos anjos. As luzes de led, que iluminam as esculturas à noite, foram colocadas por uma equipe da Prefeitura. Por fim, funcionários da Administração Municipal vão realizar a instalação dos enfeites, que devem ser colocados na orla da praia na próxima semana.

"Esse ano pensamos em fazer anjos, porque a gente vive num mundo que precisa de paz", explica a presidente do Fundo Social, Maria Ignez Barbosa. "Para as crianças que coletam as garrafas, o intuito é ensinar que tudo pode ser reaproveitado, preservando o meio ambiente".

A confecção dos seis anjos levou cerca de 30 dias. A coordenadora das Vilas Criativas, Rose Augusto, destaca a união de alunos e funcionários da Vila Morro da Penha para que os enfeites ficassem prontos. "O pessoal ficou muito feliz em contribuir com algo que vai fazer parte da cidade. Era como se fosse uma família montando sua árvore de Natal", comenta.

Nos próximos anos, Rose afirma que a ideia é expandir o projeto para outras Vilas Criativas.

A faxineira Vanessa Santana, chegou, em alguns dias, a abrir mão do horário de almoço para ajudar. "Foi um privilégio poder contribuir para deixar a cidade mais bonita. Fiz para ajudar, deu trabalho, mas foi muito legal", declara.

"É gratificante saber que nosso empenho vai fazer parte da decoração da cidade. Foram momentos de união e descontração. Esse é o objetivo da Vila Criativa: unir a comunidade em prol de ações solidárias para Santos", afirma a responsável pelo equipamento do Morro da Penha, Carolina Garcia Machado.

Para ela, os anjos representam os votos de um 2020 cheio de saúde, paz e prosperidade aos moradores de Santos.

ESCOLA VENCEDORA

A escola Mário de Almeida Alcântara (Valongo) se destacou na gincana 'Natal Espetacular' ao recolher 1.739 garrafas PET. Como recompensa, um grupo de 25 alunos ganhou uma sessão de cinema no Cine Roxy 5 para assistir 'Malévola' no último dia 10.

A gincana realizada entre as escolas municipais somou 6.654 garrafas. Parte deste material foi transformado nos anjos de Natal.

A articuladora dos grêmios estudantis, Sheila Dantas, considera a iniciativa fundamental para a educação ambiental das crianças. "É uma forma de incentivarmos os mais novos na preservação do meio ambiente. Quanto mais cedo começarmos, melhor".