Pode parecer estranho hoje pensar em usar o esqueleto de um animal para tomar banho / Wikipédia Commons
Continua depois da publicidade
Já imaginou dividir o banheiro com o ser vivo mais antigo do planeta Terra? Pois é, isso pode estar acontecendo nesse exato momento.
Um estudo liderado por pesquisadores do Canadá descobriu que uma linhagem de esponjas marinhas — muito parecidas com aquelas que usamos no banho — pode ter surgido há impressionantes 890 milhões de anos.
Continua depois da publicidade
O material fóssil analisado traz estruturas semelhantes às das esponjas córneas, conhecidas por seus esqueletos flexíveis e resistentes, compostos de colágeno.
As esponjas sempre estiveram entre os principais candidatos ao título de primeiros animais da Terra. Mas, se esse achado for confirmado, a origem desses seres seria antecipada em cerca de 350 milhões de anos em relação ao que se pensava anteriormente.
Continua depois da publicidade
Veja também como saiba como eliminar as moscas cinzas do seu banheiro.
O estudo foi conduzido pela paleontóloga Elizabeth Turner, da Laurentian University. Ela encontrou, em recifes fósseis formados por antigas cianobactérias, estruturas que podem ser os vestígios de esponjas marinhas primitivas — um tipo de organismo que teria vivido em ambientes com pouco oxigênio, num planeta ainda em formação.
Pode parecer estranho hoje pensar em usar o esqueleto de um animal para tomar banho. Mas, antes da popularização das esponjas sintéticas, as esponjas naturais eram bastante comuns no cotidiano: serviam para esfregar panelas, lavar superfícies e, claro, para o banho.
Continua depois da publicidade
Ou seja: talvez o ser mais antigo da Terra esteja te ajudando a ficar limpinho há séculos.