X

Cotidiano

Animais terão exames gratuitos para diagnosticar seis tipos de doenças em Guarujá

É necessário ter avaliação prévia e encaminhamento de um médico veterinário

Da Reportagem

Publicado em 13/08/2020 às 17:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

É preciso ter avaliação prévia e encaminhamento de um médico veterinário (público ou privado) / Divulgação/PMG

Em Guarujá, animais com suspeita de infecção por seis doenças (esporotricose, leptospirose, leishmaniose, criptococos, histoplasmose e raiva) já começaram a ter diagnóstico gratuito, graças a parcerias firmadas pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). A identificação de carrapato também faz parte da iniciativa.

Para isso, é preciso ter avaliação prévia e encaminhamento de um médico veterinário (público ou privado) e, no dia do exame na Unidade, levar o documento devidamente preenchido, carimbado e assinado pelo profissional. Para agendar a coleta de material, basta entrar em contato pelo Whatsapp (13) 3355-6306 ou ligar para este mesmo número. Dúvidas também poderão ser sanadas  por este telefone.

Alguns cuidados que devem ser tomados para a coleta de material são: contenção do animal pelo munícipe responsável e a utilização de focinheira pelo pet, se necessário. Além disso, serão seguidos critérios técnicos e normas de cada estabelecimento e laboratório para realização dos exames.

"Muitas vezes nos esbarramos no fator econômico para exames e diagnósticos, então essa conquista é muito importante. E também poderemos entender melhor o perfil epidemiológico de Guarujá e traçar estratégias para conter, eliminar ou minimizar danos à saúde pública", afirma o Medico Veterinário da UVZ, Ramiro Martins Dias.

Estão envolvidas na ação as Unidades de Referência Pública (Centro de Controle de Zoonoses, Instituto Pasteur, Instituto Adolfo Lutz), além de mais de 20 clínicas particulares.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Grupo Soweto está entre atrações de maio do Sesc de Santos

Shows do próximo mês já começam com apresentação do grupo Fat Family; confira a programação

Praia Grande

Entenda o caso do adolescente que morreu após agressões em escola de PG

Ainda não se sabe se as agressões têm alguma relação com a morte

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter