Animais terão exames gratuitos para diagnosticar seis tipos de doenças em Guarujá

É necessário ter avaliação prévia e encaminhamento de um médico veterinário

Comentar
Compartilhar
13 AGO 2020Por Da Reportagem17h30
É preciso ter avaliação prévia e encaminhamento de um médico veterinário (público ou privado)Foto: Divulgação/PMG

Em Guarujá, animais com suspeita de infecção por seis doenças (esporotricose, leptospirose, leishmaniose, criptococos, histoplasmose e raiva) já começaram a ter diagnóstico gratuito, graças a parcerias firmadas pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ). A identificação de carrapato também faz parte da iniciativa.

Para isso, é preciso ter avaliação prévia e encaminhamento de um médico veterinário (público ou privado) e, no dia do exame na Unidade, levar o documento devidamente preenchido, carimbado e assinado pelo profissional. Para agendar a coleta de material, basta entrar em contato pelo Whatsapp (13) 3355-6306 ou ligar para este mesmo número. Dúvidas também poderão ser sanadas  por este telefone.

Alguns cuidados que devem ser tomados para a coleta de material são: contenção do animal pelo munícipe responsável e a utilização de focinheira pelo pet, se necessário. Além disso, serão seguidos critérios técnicos e normas de cada estabelecimento e laboratório para realização dos exames.

"Muitas vezes nos esbarramos no fator econômico para exames e diagnósticos, então essa conquista é muito importante. E também poderemos entender melhor o perfil epidemiológico de Guarujá e traçar estratégias para conter, eliminar ou minimizar danos à saúde pública", afirma o Medico Veterinário da UVZ, Ramiro Martins Dias.

Estão envolvidas na ação as Unidades de Referência Pública (Centro de Controle de Zoonoses, Instituto Pasteur, Instituto Adolfo Lutz), além de mais de 20 clínicas particulares.