X

Cotidiano

Andressa Salles propõe controle de secretários em Guarujá

Projeto já teve pareceres favoráveis das comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento e Obras e Serviços Públicos

Carlos Ratton

Publicado em 03/04/2018 às 08:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Resta agora somente a análise do plenário / Divulgação

Um projeto polêmico deverá ser analisado e votado hoje, na Câmara de Guarujá, principalmente por ser de autoria da líder do prefeito Válter Suman, a vereadora Andressa Salles (PSB): a obrigatoriedade de publicação da agenda diária de compromissos públicos de secretários municipais e de figuras equiparadas (secretários-adjuntos).    

O projeto 202/17, que tramita na Casa desde dezembro último, já teve pareceres favoráveis das comissões de Justiça e Redação, Finanças e Orçamento e Obras e Serviços Públicos, restando agora a análise do plenário. Caso aprovado pelos vereadores, o texto segue para análise do prefeito, a quem caberá sancioná-lo ou vetá-lo. Se sancionado, entra em vigor a partir da data de publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

O objetivo, segundo a autora da proposta, é possibilitar maior transparência e controle social das atividades realizadas pelos representantes da Municipalidade.  “Trata-se de uma medida que, a meu ver, vai aprimorar os dispositivos já previstos, desde 2012, na Lei Geral de Acesso à Informação. Muitos municípios, estados, assim como a própria União, já adotaram ações semelhantes em suas legislações. E não há porque não fazermos o mesmo aqui”, defende Andressa.

De acordo com o projeto, tal obrigatoriedade valerá também para presidentes de autarquias e de fundações municipais que recebam subvenção, bem como toda e qualquer pessoa que esteja no desempenho da titularidade dessas atividades. As agendas, conforme a proposta, deverão constar no site oficial da Prefeitura e incluir reuniões, eventos, encontros, despachos e deliberações que tenham conteúdo público direto ou indireto relacionados à função ou cargo desempenhado por cada autoridade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente abre agenda para castrações de cães e gatos

Tutores devem apresentar documento de identidade com foto e comprovante de residência

São Vicente

São Vicente anuncia Praça Pet, após '1ª Cãominhada da Alegria'

Isso será muito legal, pois vai acontecer uma soma de forças para que a nossa Cidade caminhe para frente

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter