X

Cotidiano

Anac e Infraero vão avaliar novas normas comerciais

A secretaria publicou nesta quarta-feira uma portaria definindo normas para o aluguel de espaços comerciais nas áreas operacionais e de passageiros

Publicado em 28/11/2013 às 16:01

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, afirmou nesta quinta-feira, 28, que as novas regulamentações para a exploração comercial das áreas de aeroportos administrados pela Infraero ainda passarão por regulamentação da Anac e da própria Infraero. A secretaria publicou nesta quarta-feira uma portaria definindo normas para o aluguel de espaços comerciais nas áreas operacionais e de passageiros.

As normas abrangem a oferta de serviços obrigatórios em aeroportos da Infraero e também entre os terminais concedidos. Entre as novas normas, estão a obrigatoriedade de oferecer internet Wi-Fi nos terminais, além de priorizar a locação dos espaços comerciais para restaurantes e lanchonetes nas áreas de embarque após o controle de raio-X. Também foram definidas normas para estacionamentos e áreas operacionais, com prioridade para as empresas que oferecem serviços de apoio às companhias aéreas.

"Estamos trabalhando para oferecer aos passageiros serviços e conforto com preços adequados", afirmou o ministro durante vistoria no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Ele não quis precisar quando os passageiros poderão sentir as melhorias nos serviços. "As mudanças ainda passarão pela Anac, e também pela Infraero, que vai começar a definir suas regras para a exploração dos espaços com base nos novos termos", completou.

Nova tecnologia para pouso

O ministro anunciou ainda a liberação de uma nova tecnologia de balizamento de voos para o aeroporto Santos Dumont. A nova tecnologia, via satélite, permitirá aos pilotos uma aproximação mais rápida para a pista de pouso, reduzindo o tempo de voo em até oito minutos para a ponte aérea partindo de Congonhas, em São Paulo.

Moreira Franco afirmou que as novas regulamentações para a exploração comercial das áreas de aeroportos administrados pela Infraero ainda passarão por regulamentação da Anac (Foto: Divulgação)

"É uma mudança no acesso aeronáutico ao Santos Dumont, que diminui o tempo de voo e o consumo de combustível das companhias aéreas", explicou o ministro. O procedimento vem sendo estudado desde maio pela SAC. A nova medida poderá ser utilizada pelas companhias aéreas a partir da próxima segunda-feira, dia 2.

As companhias aéreas terão que se adequar ao novo modelo, com cursos de capacitação para os pilotos e adequações técnicas nas aeronaves. Apenas a Gol já foi certificada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para adotar o procedimento, as demais estão em processo de regulamentação.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter