X

Cotidiano

Anac: demanda por transporte aéreo sobe 4,19% em outubro

A agência salientou que este é o quinto ano consecutivo de crescimento da demanda doméstica para o mês e com o desempenho deste ano o indicador atingiu o seu maior nível

Publicado em 26/11/2013 às 12:57

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A demanda do transporte aéreo doméstico de passageiro, medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK) cresceu 4,19% no mês de outubro deste ano, quando comparada a igual mês de 2012, após três meses consecutivos de queda, informou há pouco a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A agência salientou que este é o quinto ano consecutivo de crescimento da demanda doméstica para o mês e com o desempenho deste ano o indicador atingiu o seu maior nível para outubro desde o início da série de dados comparativos, em 2000.

Já a oferta do transporte aéreo doméstico, medido em assentos-quilômetros oferecidos (ASK), recuou 1,46% em outubro, frente igual mês de 2012. A oferta doméstica está em retração há 14 meses, desde setembro de 2012, com exceção de julho, mês de alta temporada para o turismo, quando o indicador apresentou variação positiva de 0,22%.

No acumulado de janeiro a outubro, a demanda doméstica registra alta de 0,37%, enquanto a oferta doméstica tem queda de 4,06% em relação ao mesmo período do ano passado. A taxa de ocupação das aeronaves em voos domésticos alcançou 77,92% em outubro, no melhor nível para o mês desde o início da série. Na comparação com igual mês do ano anterior a alta foi de 5,73%.

Mais uma vez, a TAM liderou o mercado doméstico em outubro, com participação de 39,26% da demanda, levemente abaixo dos 39,89% verificados em setembro. A Gol ficou com 36,33%, acima dos 35,45% do mês anterior. Conforme a Anac, entre as principais empresas aéreas brasileiras, a Azul e a Avianca destacaram-se com as maiores taxas de crescimento da demanda doméstica em outubro, de 43,94% e 30,60%, respectivamente.

A demanda do transporte aéreo doméstico de passageiro, medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK) cresceu 4,19% no mês de outubro deste ano (Foto: Divulgação)

No que diz respeito à taxa de ocupação, Avianca e TAM ficam com os melhores índices, com 83,20% e 80,14%, respectivamente. Azul, Trip e GOL tiveram aproveitamento de 79,59%, 75,34% e 74,62%, respectivamente, no mesmo mês.

Transporte internacional

A demanda do transporte aéreo internacional de passageiros das empresas aéreas brasileiras subiu 9,95% em outubro, frente igual mês de 2012, enquanto a oferta avançou 4,72%. Conforme a Anac, esses indicadores estão em crescimento há 12 meses consecutivos e ambos atingiram o seu maior nível para o mês de outubro desde o início da série em 2000.

No acumulado de janeiro a outubro deste ano, a demanda internacional acumula alta de 4,85% em relação ao mesmo período de 2012, enquanto a oferta internacional avança 9,99% no mesmo comparativo.

A taxa de ocupação das aeronaves em voos internacionais operados por empresas brasileiras alcançou 82,55% no mês passado, acima dos 78,62% verificados em outubro de 2012, o que representou alta de 4,99%. Com essa evolução, o indicador internacional interrompeu uma sequência de 12 meses consecutivos de redução e alcançou o seu melhor nível para o mês de outubro desde o início da série em 2000, salientou a Anac.

TAM e GOL representaram a totalidade das operações de empresas brasileiras no transporte aéreo internacional, com 87,76% e 12,24% de participação, respectivamente.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter