Continua depois da publicidade
O bom senso e a sensibilidade falaram mais alto. A auxiliar de serviços gerais Ana Paula Costa Puosso que, no início desta semana, raspou a cabeça na Câmara de Guarujá junto com o marido Daniel Rodrigues em repúdio à falta de atenção do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) obteve, ontem (26), do próprio órgão, a informação de que seu benefício foi renovado por seis meses.
Na última terça-feira, Ana Paula e Daniel tiveram a solidariedade do vereador Mauro Teixeira, o Bispo Mauro (PRB), que também raspou a cabeça em frente aos demais colegas de plenário, funcionários da Casa e dezenas de munícipes presentes na sessão, como visto na matéria Vereador de Guarujá raspa cabeça em favor de munícipe. O casal vinha acampando na porta do posto do INSS, na Avenida Adhemar de Barros, por conta ter seu benefício (R$ 1.300,00) suspenso pelo órgão.
Ana Paula sofre de uma cardiopatia congênita — doença na qual há anormalidade da estrutura ou função do coração, que está presente no nascimento, mesmo que descoberta muito mais tarde. Ela e a família — marido, o filho de sete anos e a sogra — sobrevivem de comida vencida que pegam no lixo de supermercados.
Ela tinha uma microempresa que prestava serviços de mão-de-obra na construção civil mas, em virtude da doença, não pode exercer seu ofício, pois participava efetivamente dos trabalhos. O marido não pode trabalhar porque a mãe, que vive junto com o casal, teve um acidente vascular cerebral (AVC) e se locomove em uma cadeira de rodas.
Continua depois da publicidade
Ana Paula também sofre problemas psicológicos — depressão, bipolaridade e síndrome de pânico — dependendo de remédios controlados com dosagens altas que, segundo revelou, estão faltando na rede municipal de saúde. "Gostaria de agradecer a Deus o apoio de meu marido e todos que me ajudaram", disse emocionada via facebook.
Continua depois da publicidade