X

Cotidiano

Ampliação de vias no entorno do VLT é proposta

Nas chamadas Áreas de Adensamento Sustentável (AAS) seria possível construir até seis vezes o tamanho do lote

Da Reportagem

Publicado em 28/11/2017 às 10:40

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Aumentar o potencial construtivo nas vias que acompanham o traçado do VLT em Santos. É o que se pretende promover com a revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo da Área Insular / Francisco Arrais / Prefeitura de Santos

Aumentar o potencial construtivo nas vias que acompanham o traçado do VLT em Santos. É o que se pretende promover com a revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo da Área Insular (Lei Complementar 730/2011). Nas chamadas Áreas de Adensamento Sustentável (AAS) seria possível construir até seis vezes o tamanho do lote. Medida maior que na maioria das ruas da cidade.

Além de ampliar a densidade construtiva, nessas áreas também seriam oferecidos incentivos para empreendimentos de habitação de interesse social e de mercado popular destinados à população de baixa e média rendas. Nestes casos, a ideia é que a Prefeitura não cobre a outorga onerosa do direito de construir, mesmo que o empreendimento ultrapasse o coeficiente básico de aproveitamento.

“Aumentando o potencial construtivo nessas áreas e dando incentivos para empreendimentos com esses perfis, pretendemos direcionar recursos da iniciativa privada para esses eixos. Associamos o adensamento sustentável à mobilidade”, explica o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello.

Na proposta avaliada pelos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), esses benefícios estariam vinculados a obrigações. Por exemplo, implantação de área livre de uso público no recuo frontal e oferta de comércio e serviços no térreo. Assim, segundo Glaucus, “valorizamos espaços de convivência, criamos maior interação entre o imóvel e a via pública e ainda aumentamos as oportunidades de trabalho e renda”.

Outra mudança sugerida para a AAS é desobrigar a construção de garagens nos novos empreendimentos. Isso seria possível pelo fato dessas áreas serem distribuídas ao longo dos sistemas de transporte coletivo. Glaucus reforça que essas são propostas iniciais da Sedurb e que a população deve contribuir com mais sugestões participando das audiências públicas que serão realizadas entre os dias 27 e 30.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter