‘Amigos da Cultura’ inaugura espaço de artes em São Vicente

Espaço busca proporcionar um ambiente democrático onde artistas possam desenvolver seus projetos

Um ambiente democrático e colaborativo, onde artistas das mais diversas áreas possam desenvolver seus projetos sem as distrações de espaços públicos e a preços populares: essa é a ideia do espaço ‘Amigos da Cultura’, em São Vicente.

Continua após a publicidade

Instalado em um sobrado na Avenida Capitão Luiz Hourneaux, 507, no Jardim Paraíso, o equipamento segue os moldes do ‘coworking’, um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente na mesma área de atuação. No caso do espaço ‘Amigos da Cultura’, os responsáveis pelas aulas e os alunos pagam valores populares para fomentar o espaço e dispõem de toda a estrutura física e administrativa durante as atividades.

“Em um cenário onde todo mundo está na rua e os artistas locais estão desamparados pensamos na ideia de criar esse espaço para que aqui todos pudessem encontrar abrigo e desenvolver suas ações de forma colaborativa”, conta o produtor cultural Alessandro Cruz.

É ele quem encabeça o projeto, ao lado do músico e ator Anderson Avelino, do técnico de som Alessandro Avian e do comerciante Matheus Santana. A empreitada tomou forma a partir de doações e recursos próprios dos idealizadores. “As cortinas foram doadas e nós transformamos os pallets em utensílios e equipamentos de decoração.

Continua após a publicidade

Colocamos a mão na massa literalmente para adaptar esse imóvel que estava fechado há mais de cinco anos e transformá-lo em um equipamento multiuso de arte”, conta.

“Quando um grupo alugar o salão para um espetáculo, por exemplo, ele mesmo pode montar a bilheteria ou promover eventos temáticos aqui. O uso é livre. Entendemos também que precisamos desenvolver nosso trabalho artístico como negócio e por ser um equipamento completamente desvinculado do poder público precisamos cobrar pelo uso do espaço. São valores populares tanto para os professores quanto para os alunos”, afirma o ator Anderson Avelino, destacando que hoje uma das salas é ocupada de forma fixa pelo Grupo Teatro Vinho e Alma, natural de São Vicente. “Eles fizeram dessa sala um espaço para ensaios e um teatro de bolso. Ficou incrível”, conta.

No salão principal, um pequeno palco em três níveis chama a atenção. Uma minibiblioteca caprichosamente decorada e repleta de livros infantis também se destaca, bem como um salão de balé no piso superior. A ideia é que tanto os munícipes como os artistas locais usem as possibilidades do equipamento.

Continua após a publicidade

No local acontecem atualmente cursos de yoga, violão, kenjutsu (arte da espada samurai), maquiagem social, teatro, ballet clássico e contemporâneo, capoeira, zumba, montagem de som e iluminação, fotografia, iluminação cênica e teatro musical. A cada atividade, o espaço se transforma. “Nas ­aulas de música o agitação e o som é o que chama atenção. Do nada tudo para e começa a aula de kenjutsu, onde o ­silêncio precisa ser absoluto. Ao ­mesmo tempo, em um outro canto, acontece o curso de maquiagem. É um lugar vivo e pulsante”, comenta Anderson.

A ideia é aprimorar ainda mais o espaço, ­consolidando uma sala de teatro e promovendo o Festival de Teatro de São Vicente a partir dali. “Esse é um projeto encabeçado pela Associação Amigos da Cultura desde 2012 e que infelizmente não foi viável no ano passado. Queremos aproveitar essa estrutura de agora para difundir a cultura”, finaliza Alessandro­.

Para informações e ­valores dos cursos é ­preciso entrar em ­contato nos telefones (13) 3304-7736 e (13) 98807-2534 ou por meio das redes sociais no https://www.facebook.com/espacoamigosdacultura.