X

Cotidiano

Ameaça de greve geral em Santos, leva Prefeitura a monitorar serviços

Executivo garante que serviços de limpeza urbana e zeladoria urbana e manutenção predial deverão funcionar normalmente

Da Reportagem

Publicado em 09/03/2017 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

UPA Central e Hospital dos Estivadores não estão sujeitos à greve, pois são geridos por organizações sociais / Matheus Tagé/DL

A ameaça de greve geral dos servidores públicos municipais de Santos  prevista para hoje, com a união dos dois sindicatos da categoria - Sindicato dos Servidores Estatutários de Santos (Sindest) e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Santos - levou a Prefeitura de Santos a tomar providências para garantir o funcionamento de serviços públicos na cidade.   

“A Prefeitura de Santos reforça o monitoramento na rede pública para garantir a prestação dos serviços essenciais à população”, informou a Administração Municipal em nota enviada à imprensa.

“A Secretaria de Educação orienta os pais a ligarem para a escola dos filhos para saber se a unidade está funcionando e para o número 3211-1818 (das 8 às 18h) para esclarecer dúvidas”, continua a Prefeitura.

Porém, o Executivo garante que serviços de limpeza urbana e zeladoria urbana e manutenção predial deverão funcionar normalmente.

Unidades de saúde

“Todas as unidades de saúde serão abertas normalmente amanhã (hoje) e a Secretaria de Saúde trabalhará para que a população não seja prejudicada. Para isso, conta com a conscientização e habitual comprometimento dos servidores na realização dos serviços. Todos os ajustes que se mostrarem necessários serão realizados para manter a assistência. Vale lembrar que a UPA Central e o Complexo Hospitalar dos Estivadores, por serem unidades geridas por organizações sociais, não estão sujeitas à greve”, esclarece o Governo.

A Guarda Civil Municipal de Santos informa que vai reforçar a vigilância com ações em pontos sensíveis de prestação de serviço da Prefeitura. A presença da GCM servirá para garantir os servidores que não aderirem à greve o acesso ao trabalho.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) informa que os agentes de trânsito atuarão normalmente, já que fazem parte da Administração Indireta e não têm relação com sindicatos de servidores municipais.

Servidores do Sindserv também vão parar a partir de hoje

A partir de hoje, os servidores municipais de Santos filiados ao Sindserv também vão entrar em greve contra a falta de reajuste salarial da categoria. A decisão foi tomada em assembleia, segundo o sindicato, em resposta ao anúncio do governo de não querer reajustar em nada os salários, nem mesmo repor a inflação.

A direção do Sindserv diz que a categoria também deliberou que só fará assembleia para apreciar uma possível contraproposta se a mesma for pelo menos igual à inflação do período. Ou seja, se o governo (finalmente) apresentar uma contraproposta, ela terá que ser igual ou maior do que 5,35%.

A categoria nos últimos dias realizou  reuniões setoriais onde debateram as especificidades do setor para melhor organizar a greve. 08/03 (quarta-feira): Todas as demais Secretarias.

O sindicato menciona que a decisão de entrar em greve foi tomada no mesmo dia em que o Governo anunciou que irá bonificar a Organização Social (OS) Fundação do ABC pelo serviço prestado à população. “Servidor não merece, a empresa privada merece”, diz o sindicato.

Também anunciou nesse mesmo dia que irá entregar a UPA da Zona Noroeste (novinha) para outra OS, enquanto que o hospital da mesma região (sucateado e caindo aos pedaços) continuará sendo o local de trabalho dos servidores.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter