X

Cotidiano

Ambulatório do Estado faz atendimento à população trans

O serviço é composto por uma equipe multidisciplinar formada por dois endocrinologistas, uma psicóloga e uma assistente social

Rafaella Martinez

Publicado em 09/10/2017 às 11:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Psicóloga responsável pelo primeiro atendimento no espaço, Maria Cristina Arruda Soares conta que o protocolo estabelece dois anos de acompanhamento psicológico antes da cirurgia / Rodrigo Montaldi/DL

Há dois anos, as segundas-feiras ganharam um novo sentido para centenas de pessoas trans residentes na Baixada Santista. É neste dia que duas salas localizadas no fundo do Hospital Guilherme Álvaro são abertas para tratamento de hormonioterapia, consultas psicossociais e acompanhamento para futuras cirurgias de redesignação sexual de forma gratuita, dentro da proposta do Ambulatório Trans do Governo do Estado.

O serviço é composto por uma equipe multidisciplinar formada por dois endocrinologistas, uma psicóloga e uma assistente social. Desde que foi inaugurado, em março de 2015, a unidade acompanhou 52 pacientes e realizou 215 consultas clínicas, além de 433 atendimentos psicossociais. Atualmente outras 70 pessoas aguardam na fila para receber atendimento no espaço, que funciona principalmente através de demanda espontânea, ou seja, pessoas que deliberadamente buscam atendimento especializado.

Para iniciar o serviço, a pessoa precisa procurar uma unidade básica de saúde ou comparecer no próprio ambulatório para realizar um cadastro e aguardar vaga para atendimento. Não há necessidade de apresentar documentos médicos. A porta de entrada acontece a partir do preenchimento de um relatório e uma conversa com a psicóloga responsável.  A única e primordial regra da  equipe é chamar os pacientes pelo nome social em todas as fases do atendimento.

“Ninguém escolhe um caminho para sofrer. Logo, nascer em um corpo com o qual você não se identifica é um sofrimento físico e emocional muito grande. Nosso trabalho é tentar amenizar essa dor”, afirma Érico Paulo Heilbrun, diretor clínico do hospital e endocrinologista responsável pelo ambulatório.  

O primeiro contato de Heilbrun com o universo das pessoas trans aconteceu há 30 anos, dentro de seu consultório particular. “O meu primeiro paciente foi um homem trans, uma moça que se identificava com o sexo masculino e que me pediu tratamento hormonal. Nunca tive uma visão preconceituosa, pois esse assunto é do ramo da endocrinologia, embora no início do ambulatório a gente tenha escutado algumas coisas”, conta.

Psicóloga responsável pelo primeiro atendimento no espaço, Maria Cristina Arruda Soares conta que o protocolo estabelece dois anos de acompanhamento psicológico antes da cirurgia. “A questão é como esse grupo se vê. Temos mulheres trans que são homossexuais, ou seja, gostam de mulheres. Identidade de gênero e orientação sexual são coisas diferentes”, afirma.

Na visão da assistente social Patrícia Luzzin, o serviço serve também como uma porta de esclarecimento contra o preconceito. “Antigamente perguntavam: como assim vocês vão fazer cirurgia em uma pessoa trans e deixar um paciente com câncer? A questão central é que uma coisa não substitui outra e quem questiona isso não tem ideia da importância que a cirurgia tem para essa população. Para um homem transexual a mama é algo que não pertence ao corpo dele e precisa ser sair dalí”, conta.

REDE DE SAÚDE

Apenas 11 cidades brasileiras, incluindo Santos, possuem um ambulatório especializado no atendimento a essa população. Por existirem poucos médicos no Brasil habilitados a fazer a cirurgia de redesignação sexual, poucas instituições oferecem o serviço. A espera chega a levar até 12 anos.

Uma das principais críticas é a dificuldade de atendimento até mesmo na Rede Particular. “Temos ciência que muitos pacientes que chegam aqui gostariam de fazer a cirurgia de mudança de sexo genital. Os países que mais fazem estão na Ásia, cobrando em média de 20 a 25 mil dólares. O maior problema não é o preço e sim o fato de não ter garantias caso esse paciente volte com uma infecção. Há médicos interessados em se especializar nessa área, mas o caminho ainda é longo”, complementa Heilbrun.

SERVIÇOS

O ambulatório oferece várias modalidades de atendimento, dentre acolhimento, aconselhamento (adoção de medidas de autocuidado, redução de danos em relação à hormonioterapia e ao uso de silicone), além de avaliação e acompanhamento em várias especialidades, como clínica geral, endocrinologia, ginecologia, proctologia, urologia e fonoaudiologia. Além disso, há atendimento na área da saúde mental, como psiquiatria, serviço social e psicologia, destinado especialmente aos pacientes que desejam passar por cirurgias de redesignação sexual.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem bate em companheira grávida e é preso em Bertioga

A denúncia foi feita pela mãe da vítima, que tem 18 anos.

Polícia

Mãe toma criança das mãos da avó e desaparece em Santos; ASSISTA

O garoto é cuidado pelo pai e pela avó, que têm a guarda compartilhada dele após uma tutela de urgência

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter