Cotidiano

Amarelo não é acelerar: mais da metade dos motoristas age de forma ilegal

Uma pesquisa na Finlândia revela que 58% dos condutores aceleram ao ver o sinal verde mudar para amarelo, ignorando a lei de trânsito

Giovanna Camiotto

Publicado em 17/11/2025 às 19:50

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O perigo aumenta consideravelmente quando o motorista avança o vermelho / Unsplash

Continua depois da publicidade

Uma pesquisa recente da Liikenneturva (Agência Finlandesa de Segurança no Trânsito) revelou um dado preocupante sobre o comportamento dos motoristas em semáforos: mais da metade (58%) dos condutores pisa no acelerador em vez de frear quando a luz verde muda para amarela.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

A agência de segurança alerta que essa prática é ilegal, pois o sinal amarelo exige que o motorista pare. Segundo o designer Tomi Niemi, a lei é clara: "Não se deve ultrapassar a linha de parada quando a luz muda para amarelo, a menos que o veículo esteja tão perto que não possa parar sem perigo ou inconveniência."

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Semáforo inédito chega quase cem anos após o primeiro instalado na Baixada Santista

• Cidade do litoral de SP toma medida inédita com instalação de 1° semáforo

• Semáforo com quatro cores é estudado para reduzir erros humanos; entenda o que mudaria

Acelerar no último instante é visto como uma escolha consciente do motorista, geralmente motivada pela vontade de evitar a parada. No entanto, o especialista adverte sobre os graves riscos.

"Em áreas urbanas, o tempo que a luz amarela permanece acesa é muito curto, então há uma grande chance de o condutor, na verdade, acabar avançando o sinal vermelho."

Continua depois da publicidade

O perigo aumenta consideravelmente quando o motorista avança o vermelho no momento em que a luz verde se acende para pedestres e ciclistas.

Para uma condução mais segura, a Liikenneturva recomenda aos motoristas:

  • Aproximar-se dos semáforos em velocidade baixa e adequada.
  • Monitorar os espelhos retrovisores para estar ciente do tráfego que vem atrás.
  • Manter uma distância segura do veículo à frente.

Confira na galeria abaixo outros motivos para evitar o sinal amarelo no trânsito.

Continua depois da publicidade

O sinal amarelo indica a obrigatoriedade de parar o veículo, e não uma permissão para acelerar. A exceção é se a parada causar perigo ou inconveniência ao tráfego/Pexels
O sinal amarelo indica a obrigatoriedade de parar o veículo, e não uma permissão para acelerar. A exceção é se a parada causar perigo ou inconveniência ao tráfego/Pexels
Acelerar no amarelo aumenta drasticamente o risco de avançar o sinal vermelho, especialmente em áreas urbanas, colocando em perigo pedestres e ciclistas/Pexels
Acelerar no amarelo aumenta drasticamente o risco de avançar o sinal vermelho, especialmente em áreas urbanas, colocando em perigo pedestres e ciclistas/Pexels
Legalmente, a luz amarela é um sinal de advertência para a iminente mudança para o vermelho. Utilize-a como tempo para frear com segurança, e não para cruzar o cruzamento/Pexels
Legalmente, a luz amarela é um sinal de advertência para a iminente mudança para o vermelho. Utilize-a como tempo para frear com segurança, e não para cruzar o cruzamento/Pexels
Ao se aproximar de um semáforo, reduza a velocidade no tempo do amarelo para garantir que você tenha tempo hábil para parar sem frenagens bruscas/Pexels
Ao se aproximar de um semáforo, reduza a velocidade no tempo do amarelo para garantir que você tenha tempo hábil para parar sem frenagens bruscas/Pexels
Acelerar no amarelo/início do vermelho é perigoso, pois a luz verde já pode ter acendido para pedestres ou ciclistas, causando acidentes graves/Pexels
Acelerar no amarelo/início do vermelho é perigoso, pois a luz verde já pode ter acendido para pedestres ou ciclistas, causando acidentes graves/Pexels

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software