Cotidiano

Alunos têm exames oftalmológicos gratuitos na rede municipal em cidade do litoral de SP

Durante o atendimento, os estudantes passaram por exames detalhados que avaliam diferentes aspectos da visão, como grau, foco e possíveis alterações oculares

Igor de Paiva

Publicado em 24/10/2025 às 21:10

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Após a triagem de cerca de 3 mil alunos, realizada com o teste de Snellen, aproximadamente 300 estudantes foram encaminhados para consultas / Ebson Rai/PMB

Continua depois da publicidade

A Rede Municipal de Ensino de Bertioga oferece exames oftalmológicos gratuitos para os estudantes, por meio do programa “Visão do Bem”.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Após a triagem de cerca de 3 mil alunos, realizada com o teste de Snellen, aproximadamente 300 estudantes foram encaminhados para consultas oftalmológicas completas, realizadas nesta semana.

Durante o atendimento, os estudantes passaram por exames detalhados que avaliam diferentes aspectos da visão, como grau, foco e possíveis alterações oculares. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação, o Lions Clube de Bertioga, a clínica Unilaser e a Litoral Ótica.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Uma unidade dessa fruta por dia é tudo o que você precisa para melhorar a visão

• O segredo chinês para retardar o envelhecimento e a perda de visão

• Correção de visão em 1 minuto: conheça nova tecnologia sem cortes nem lasers

Aproveite também e conheça uma unidade dessa fruta por dia é tudo o que você precisa para melhorar a visão.    

Os alunos que apresentaram necessidade do uso de óculos puderam escolher o modelo da armação no mesmo dia da consulta, graças à parceria com a Litoral Ótica. Os óculos serão doações do Lions Clube de Bertioga, com entrega oficial prevista para novembro.

Continua depois da publicidade

Nesta etapa, o programa também incluiu 30 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ampliando o alcance da iniciativa. Muitos desses participantes já utilizavam óculos e aproveitaram a oportunidade para atualizar suas receitas, enquanto outros descobriram a necessidade do uso pela primeira vez.

Além do atendimento de rotina, o programa realiza um trabalho importante de identificação precoce de casos mais graves de problemas oculares. Quando detectadas condições que podem comprometer a visão, a Secretaria de Saúde é acionada para encaminhamento e acompanhamento especializado, garantindo o tratamento preventivo adequado.

De acordo com a Secretaria de Educação, o objetivo do programa é identificar precocemente problemas de visão que possam impactar o desempenho escolar e oferecer tratamento gratuito, garantindo mais qualidade de vida e igualdade de oportunidades aos estudantes da rede pública.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software