Cotidiano

Alunos reclamam de sujeira em quadra na Escola Napoleão Laureano, em Guarujá

Quando chove o local fica alagado; Prefeitura promete resolver os problemas no colégio

Glauco Braga

Publicado em 28/03/2019 às 08:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

As fezes dos pombos estão espalhadas por toda a quadra poliesportiva do colégio Napoleão Laureano / Divulgação

Continua depois da publicidade

Os 1,5 mil alunos da Escola Municipal Napoleão Rodrigues Laureano (Av. Oswaldo Aranha, 365, no Jardim Maravilha, em Vicente de Carvalho, Guarujá), alegam que estão sem aulas de Educação Física, mas não por falta de professor. De acordo com eles, a quadra poliesportiva do colégio padece de limpeza e manutenção.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Os problemas se arrastariam há quase quatro anos. A Prefeitura de Guarujá promete arrumar tudo na sexta-feira, dia 29.

Continua depois da publicidade

Além da sujeira na quadra, produzida em grande parte por fezes de pombos, que infestam o local, um das telhas está quebrada e quando chove interdita a área.

À noite, acontece um projeto de futsal e o abandono continua igual. Os alunos já teriam reclamado com a direção da escola, porém nada foi feito até o momento.

Continua depois da publicidade

Fezes e chuva

"Minha filha estuda na Napoleão e joga futsal à noite. Está cheio de cocô de pombo e quando chove alaga. O futsal, que ela estava há quase um ano, teve que parar. Ela tem uma alergia provocada pelas fezes das aves, uma coceira nas mãos. Quando chove alaga tudo também", disse Jefferson Silva.

Lorena Catherine Kohlschreiber Lino, de 14 anos, não estuda na unidade, mais treina futsal na quadra da escola. "Meus amigos que estudam lá disseram que não tem Educação Física por causa do estado da quadra. Eu sei que desde o começo do ano está assim".

Continua depois da publicidade

Ela ressaltou que a quadra não é limpa e a diretoria diz que não tem verba para consertar o que está estragado. "Estou nesse projeto do futsal há uns quatro anos e a quadra sempre teve esses problemas", afirmou.

Pombos

Os pombos são animais muitos frequentes em qualquer cidade, mas podem ser um perigo para a saúde humana, uma vez que podem transmitir várias doenças, conhecidas como zoonoses, como a criptococose ou a salmonelose, por exemplo.

Continua depois da publicidade

No entanto, a transmissão deste tipo de doenças acontece principalmente por meio das fezes e, por isso, embora não seja necessário eliminar os pombos, é preciso ter cuidado para evitar o contato direto.

É importante que as cidades façam uma limpeza adequada, já que, quando secam, podem virar poeira e acabar sendo aspiradas para os pulmões.

Prefeitura

Continua depois da publicidade

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) de Guarujá informa que vai enviar uma equipe à Unidade até a próxima sexta-feira (29) para fazer os serviços de colocação da tela e demais ações necessárias na quadra.

Destaca ainda que por enquanto as aulas de educação física ocorrem no pátio da Unidade, com três professores habilitados. A Escola possui um total de 1.552 alunos, entre ensino fundamental e Educação para Jovens Adultos (EJA). 

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software