X

Cotidiano

Alunos de Guarujá lançam foguete na Praia da Enseada

Iniciativa faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

Da Reportagem

Publicado em 24/05/2019 às 19:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mais de 3.600 alunos de Guarujá participaram da Olimpíada Brasileira / Divulgação/PMG

Contagem regressiva: 3, 2, 1... e foguete aos céus de Guarujá!. No último dia 22, cerca de 50 alunos de 8º e 9º anos, da Escola Municipal Francisco Figueiredo (Santa Clara) lançaram foguetes em plena Praia da Enseada, em frente à Praça Horácio Lafer. Dos 30 foguetes lançados, o da aluna Andressa Alves dos Santos, do 9°ano B foi o que atingiu a melhor marca: 142 metros de distância.

Na confecção dos foguetes, os estudantes utilizaram garrafas pet, fita adesiva e papelão. Mas, para conseguir mandar o foguete para bem longe, foi necessário uma bomba como aquelas usadas para encher pneus. Fixada a uma base de PVC, ao bombear o foguete, o ar comprimido com um pouco de água dentro da garrafa permitem o seu lançamento. A distância atingida por pôde ser verificada através uma de régua gigante na faixa de areia.

Segundo o professor de Geografia da EM Francisco Figueiredo, Ednaldo de Morais Martins, a iniciativa já é tradição na Unidade. "Todos os anos nós fazemos isso. Aqui a gente mostra na prática o que eles aprendem em sala de aula". A iniciativa fez parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).

"Estudar astronomia e astronáutica, também envolve demais disciplinas como matemática, ciências, entre outras. Este sem dúvida é um importante apoio da Sedel aos nossos alunos", conta o coordenador de Geografia e História de Guarujá, Romualdo Bellomusto.

Mais de 3.600 alunos de Guarujá, representando 19 escolas de ensino fundamental I e II da rede municipal participaram da Olimpíada Brasileira, que aconteceu no último dia 17. A prova deste ano teve uma única fase, sendo composta por dez questões.

Já a MobFog, ela ainda acontece nas 19 escolas da rede municipal, conforme cronograma da própria unidade. Podem participar estudantes do 1º ao último ano do ensino médio. Ao final da Mostra, alunos, professores e diretores de Guarujá receberão certificados.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Educação, Esporte e Lazer (Sedel), Renato Pietropaolo, "tanto a OBA quanto a MOBFOG tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, além de promover a difusão dos conhecimentos básicos, através de uma forma lúdica e cooperativa".

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB), com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e inovação, MCTI.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter