Alunos de Guarujá fazem primeira etapa do projeto “Era Uma Vez... Europa”

Projeto levará alunos selecionados para intercâmbio na Espanha

Comentar
Compartilhar
06 JUN 201412h24

Neste sábado (7), mais de 5 mil alunos do 9° ano da rede pública de ensino de Guarujá participam da primeira etapa do projeto “Era Uma Vez....Europa”. A realização é da Indústria Cutrale, por meio da Lei Roaunet, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

O objetivo deste projeto é incentivar o interesse de jovens pela cultura e pela literatura. Esta etapa que consiste em um concurso de redação acontece nas escolas municipais 1° de Maio (Av. Adriano Dias dos Santos, nº 611 – Jd. Boa Esperança) e Professora Dirce Valério Gracia (Av. D. Pedro I, nº 340 – Jardim Tejereba), das 9 horas às 11h30.

O concurso selecionará 100 redações a serem publicadas no livro Era uma vez... Europa, com distribuição em escolas e bibliotecas do Brasil e da Europa, sendo 65 delas pertencentes aos jovens do Guarujá, e as demais da outra cidade participante: Novo Horizonte, no interior de São Paulo.

O tema da redação será proposto na hora da prova. Como preparação, os alunos tiveram aulas de leitura, produção de textos, interpretação e pesquisa. Para a coordenadora do Ensino Fundamental II da Seduc, Margarete Fernandes, os alunos do Guarujá estão bem preparados. “Eles vão colocar em prática tudo o que foi ensinado pelos professores, que estiveram focados nas quatro formações”.

A relação com os 100 alunos que terão seus textos escolhidos será divulgada no dia 26 de junho no site oficial do projeto, no endereço: www.eraumavezeuropa.com.br. Os selecionados participarão do Campus Capoeira, em Novo Horizonte, onde ficarão seis dias participando de atividades culturais e de recreação, além de conviver com valores históricos do país.

No Campus Capoeira acontecerá também a segunda etapa do projeto, que selecionará 20 alunos, sendo 12 de Guarujá, para participar do intercâmbio para Valência, na Espanha, a última etapa.