ESTADO DE SP

Alesp aprova projeto para acabar com perturbação causada por barulho

Proposta de Delegado Olim estabelece a criação do 'Portal da Perturbação do Silêncio', para o recebimento de denúncias

Bruno Hoffmann

Publicado em 15/02/2023 às 17:32

Atualizado em 15/02/2023 às 17:35

Compartilhe:

Deputado estadual Delegado Olim / Divulgação/Alesp

 A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou nesta terça-feira (14) a proposta que prevê o controle e a fiscalização de  sons, ruídos e vibrações que podem causar a perturbação de sossego e do bem-estar da população. Leia também no site da Gazeta de S.Paulo.

O Projeto de Lei 870/2021 é de autoria do deputado delegado Olim (PP) e foi aprovado na forma de uma subemenda substitutiva apresentada por comissões da Alesp. O texto ainda deve tramitar pela Casa e, depois, seguir sanção do governador.

"O tema que gera maior desconforto e maior número de reclamações ao Poder Público é o que chamamos de perturbação do sossego, que, muitas vezes, ultrapassa os limites, atingindo o nível de poluição sonora", disse o parlamentar, ao portal da Alesp.

A proposta de Delegado Olim também estabelece a criação do "Portal da Perturbação do Silêncio", uma página na internet  para o recebimento de denúncias.

A proposta

De acordo com o projeto, ficará proibido todo som, ruído ou vibração que perturbe o sossego e o bem-estar. O texto indica que perturbação é qualquer emissão excessiva ou repetitiva que atrapalhe o sossego, que represente perigo à integridade física ou psicológica, ou que cause danos a propriedades públicas e privadas. Não há previsão sobre volume de sons ou ruídos.

Manifestações públicas, sociais e democráticas realizadas em espaços públicos, porém, não se enquadram nessas situações.

Quem infringir as regras estará sujeito a advertência; multa de 100 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo - UFESP (o que equivale a R$ 3.426,00 em 2023), no caso de pessoa física; e de 500 UFESP (R$ 17.130,00) para pessoa jurídica. A reincidência no prazo de 12 meses poderá levar à aplicação de multa no valor dobrado.

A fiscalização dos casos será feita pela Polícia Militar, pela Guarda Civil Municipal e com outros órgãos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter