Além da Baixada Santista, o estado de atenção se estende por todo o Litoral Norte / Divulgação/Concessionária Tamoios
Continua depois da publicidade
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta de monitoramento especial nesta segunda-feira (9) para 30 municípios paulistas, com forte impacto na Baixada Santista e Litoral Norte.
Cidades como Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga entraram em estado de atenção devido ao elevado volume de chuva acumulado nas últimas 72 horas, fator que satura o solo e aumenta drasticamente o risco de deslizamentos de terra em áreas de encosta.
Continua depois da publicidade
A medida faz parte do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil, que intensifica a vigilância entre os meses de dezembro e março.
Com a mudança para o nível de atenção, as prefeituras da região devem redobrar as vistorias de campo e manter o monitoramento permanente das condições geológicas, visando a remoção preventiva de famílias caso sejam detectados sinais de instabilidade nos morros.
Continua depois da publicidade
Além da Baixada Santista, o estado de atenção se estende por todo o Litoral Norte, abrangendo São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, além de cidades do Vale do Paraíba e da Grande São Paulo.
O Gabinete de Crise do Governo do Estado permanece mobilizado para garantir que concessionárias de energia e água, junto aos órgãos de socorro, respondam rapidamente a possíveis quedas de barreiras ou interdições de vias.
A orientação para os moradores de áreas de risco em Santos (especialmente nos morros) e demais cidades litorâneas é de atenção máxima a sinais como rachaduras em paredes, postes inclinados ou água barrenta escorrendo das encostas.
Continua depois da publicidade
Nestes casos, a Defesa Civil recomenda o abandono imediato do imóvel e o acionamento da emergência pelo telefone 199.