X

Cotidiano

Alerta: chuvas fortes que caem na Bahia estão se deslocando para a Baixada Santista

O pico de atenção - ou seja, o período em que o maior volume de chuva poderá cair - começa nessa quinta, dia 30, e segue até o domingo, dia 02 de janeiro

Estadão Conteúdo

Publicado em 29/12/2021 às 09:03

Atualizado em 29/12/2021 às 18:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

50 mil pessoas estão desalojadas pelas fortes chuvas na Bahia. / Amanda Perobelli/Reuters/Agência Brasil

Fortes chuvas são esperadas, nesta virada de ano, na região Sudeste do País, incluindo a Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira. O corredor de umidade responsável pelo excesso de precipitação em Tocantins e na Bahia, onde mais de 20 pessoas morreram em inundações, está a caminho de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, segundo a agência de notícias especializada Metsul.com. A projeção é de temporal nos próximos sete a dez dias. O The Weather Channel também aponta essa possibilidade, com chances reais de mais de 95%.

Modelos meteorológicos que previram as enchentes no Nordeste e Norte do País, agora, projetam "um aumento substancial da chuva na região Sudeste, com volumes mais altos concentrados em Minas Gerais". A capital Belo Horizonte deve ser a mais afetada, mas não são descartados alagamentos também no Rio e em São Paulo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram e mantenha-se bem informado.

Em alguns locais, o volume de chuva pode chegar a 500 mm em 15 dias. Para se ter uma ideia, em Brasília, deve chover 9 mm nas próximas 24h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, que classifica esse volume como "de chuvas intensas".

A expectativa é de que ocorram chuvas fortes em curtos períodos de tempo, capazes de provocar inundações e deslizamentos de terra. Isso preocupa os meteorologistas, já que, principalmente em Minas e no Rio, há um grande número de pessoas em áreas de risco - próximas a rios e encostas. Na região serrana fluminense, por exemplo, são recorrentes os deslizamentos de encostas e desabamentos de casas no verão.

Não são descartadas, no entanto, enchentes também no Estado de São Paulo, provocadas pelo transbordamento de rios. A Baixada Santista ficará em estado de alerta, pois são previstas pancadas de chuva de intensidade severa, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento moderados e raios.

O pico de atenção - ou seja, o período em que o maior volume de chuva poderá cair - começa nessa quinta, dia 30, e segue até o domingo, dia 02 de janeiro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cultura

Primeiro festival de sanduíche de pão de cará tem inscrições abertas

Padarias e confeitarias da Baixada Santista podem participar do evento criando sanduíches com a iguaria tipicamente santista

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter