X

Cotidiano

Alerta: chuvas fortes que caem na Bahia estão se deslocando para a Baixada Santista

O pico de atenção - ou seja, o período em que o maior volume de chuva poderá cair - começa nessa quinta, dia 30, e segue até o domingo, dia 02 de janeiro

Estadão Conteúdo

Publicado em 29/12/2021 às 09:03

Atualizado em 29/12/2021 às 18:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

50 mil pessoas estão desalojadas pelas fortes chuvas na Bahia. / Amanda Perobelli/Reuters/Agência Brasil

Fortes chuvas são esperadas, nesta virada de ano, na região Sudeste do País, incluindo a Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira. O corredor de umidade responsável pelo excesso de precipitação em Tocantins e na Bahia, onde mais de 20 pessoas morreram em inundações, está a caminho de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, segundo a agência de notícias especializada Metsul.com. A projeção é de temporal nos próximos sete a dez dias. O The Weather Channel também aponta essa possibilidade, com chances reais de mais de 95%.

Modelos meteorológicos que previram as enchentes no Nordeste e Norte do País, agora, projetam "um aumento substancial da chuva na região Sudeste, com volumes mais altos concentrados em Minas Gerais". A capital Belo Horizonte deve ser a mais afetada, mas não são descartados alagamentos também no Rio e em São Paulo.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram e mantenha-se bem informado.

Em alguns locais, o volume de chuva pode chegar a 500 mm em 15 dias. Para se ter uma ideia, em Brasília, deve chover 9 mm nas próximas 24h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, que classifica esse volume como "de chuvas intensas".

A expectativa é de que ocorram chuvas fortes em curtos períodos de tempo, capazes de provocar inundações e deslizamentos de terra. Isso preocupa os meteorologistas, já que, principalmente em Minas e no Rio, há um grande número de pessoas em áreas de risco - próximas a rios e encostas. Na região serrana fluminense, por exemplo, são recorrentes os deslizamentos de encostas e desabamentos de casas no verão.

Não são descartadas, no entanto, enchentes também no Estado de São Paulo, provocadas pelo transbordamento de rios. A Baixada Santista ficará em estado de alerta, pois são previstas pancadas de chuva de intensidade severa, que podem vir acompanhadas de rajadas de vento moderados e raios.

O pico de atenção - ou seja, o período em que o maior volume de chuva poderá cair - começa nessa quinta, dia 30, e segue até o domingo, dia 02 de janeiro.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Batalhão da PM de Santos tem mais de 200 munições roubadas

Crime teria ocorrido durante esta madrugada de domingo (5) para segunda, mas foi notado apenas pela manhã

Santos

No Mapa do Turismo Brasileiro, Santos se mantém no topo

Município mantém o patamar A no Mapa do Turismo desde 2017

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter