Alberto Mourão vistoria unidade de ensino no Melvi

O chefe do Executivo Municipal conversou com a diretora e funcionários da unidade, e pais de estudantes para saber sobre a qualidade do serviço oferecido

Comentar
Compartilhar
30 JUN 201418h54

Com mais de 1.170 crianças matriculadas do 2º ao 9º ano, a Escola Municipal de ensino fundamental Joaquim Augusto Ferreira Mourão, no Bairro Melvi, recebeu a visita surpresa do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, na última semana.

O chefe do Executivo Municipal conversou com a diretora e funcionários da unidade, e pais de estudantes para saber sobre a qualidade do serviço oferecido, além de fiscalizar de perto a estrutura e funcionamento das atividades, como conservação das salas de aula e elaboração da merenda.

Atento a todos os detalhes, o prefeito ouviu algumas reivindicações e sugestões da diretora e pensa em fazer melhorias na unidade. “Estamos fazendo uma análise das necessidades e ampliação de salas de aula para elaborar um projeto este ano, mas que a licitação ficaria para 2016”, disse.

No total, são servidas 23.560 merendas por mês, com cardápio elaborado por nutricionista. A unidade, que segue os padrões estruturais da Administração Municipal, ainda conta com laboratório de informática com 20 computadores conectados à internet permitindo aos alunos ter contato com a tecnologia, através de computadores para auxílio em pesquisas de conteúdo e aprendizado de cursos on-line.

A escola possui também lousas panorâmicas de fundo branco (quadriline) em todas as 14 salas de aula. Junto com as lousas panorâmicas, a unidade já contempla o Kit Smart Digital, composto por uma lousa interativa sensível ao toque (touch screem) um projetor de imagens e um computador, possibilitando ao professor criar e apresentar sua aula através do equipamento.

Alberto Mourão visitou a escola Joaquim Augusto Ferreira Mourão (Foto: Matheus Tagé/DL)

Inaugurada em agosto de 2002, a E.M Joaquim Augusto Ferreira Mourão foi a primeira a ser entregue no Bairro Melvi, que atualmente possui mais de 10 mil habitantes (de acordo com dados do IBGE – 2010). Até 2001, as crianças do ensino fundamental I eram atendidas nas escolas estaduais do bairro.

O Melvi conta atualmente com mais duas escolas municipais, são elas: a E.M. Eduardo Gonsalves do Barreiro, E.M. Maria dos Remédios Carmona Milan (ambas inauguradas em 2004). Todas padronizadas, com pintura de qualidade, revestimento cerâmico antipichação nas áreas interna e externa e gradis nos muros.

Em breve, o bairro Melvi receberá mais uma unidade municipal de ensino. As obras da escola, que fica Rua Antonio Sylvio Cunha Bueno, estão em ritmo acelerado. A nova unidade faz parte do plano de metas Avança PG, dentro do eixo Cidade Educação, que prevê ações para diversas áreas no triênio 2014-2016. O objetivo é assegurar a manutenção da qualidade do ensino municipal, implementando inovações e tendo como foco principal o educando, com sua formação dentro de conceitos morais e éticos.

O programa prevê a construção de 17 novas unidades de ensino, a ampliação de sete escolas e bibliotecas, além de entrega de 3.640 tablets que beneficiarão cerca de 30 mil alunos do ensino fundamental e 1.400 professores efetivos.

A nova unidade terá capacidade para atender 1.050 alunos do ensino fundamental e fará parte da padronização do Município, sendo contemplada com um laboratório de informática com computadores de alta performance, permitindo aos alunos auxílio em pesquisas e melhora no aprendizado. A escola receberá em todas as salas de aula lousas panorâmicas de fundo branco (quadriline) e kit smart digital, composto por computador, projetor de imagens e lousa smart digital.

Com área total de terreno de mais de 4 mil metros quadrados, a unidade terá um total de área construída de mais de 3.100 metros quadrados. No piso térreo estarão a secretaria, recepção, almoxarifado, diretoria, sala de professores, banheiros masculino e feminino, pátio coberto e refeitório, quatro salas de aula, cozinha, lavanderia, quadra coberta, vestiários feminino e masculino, entre outros. Já no piso superior, além de dez salas de aula, ainda haverá salas multimeios e de informática e sanitários masculino e feminino.

Crescimento

Referência na área de educação para o Estado e País, o ensino municipal de Praia Grande vem crescendo gradativamente para acompanhar o crescimento populacional do Município. Em 1992, Praia Grande contava com 24 escolas. Atualmente, são 64 unidades municipais de ensino, o que representa um crescimento de 166%.

Atualmente, são mais de 47 mil alunos matriculados. O Município fornece cerca de 90 mil refeições por dia, com cardápio elaborado por nutricionistas, para alunos da rede municipal e estadual. Além disso, a Administração Municipal assumiu boa parte do atendimento do Estado do 6º ao 9º ano.