X

Cotidiano

Água brasileira tem 27 agrotóxicos; 16 são altamente periculosos

Uma em cada quatro cidades brasileiras oferece diariamente aos seus moradores um coquetel de agrotóxicos, diretamente na torneira

Nilson Regalado

Publicado em 01/05/2019 às 07:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A água servida nas cidades brasileiras está se transformando em um coquetel de venenos agrícolas / Agência Brasil

A água servida nas cidades brasileiras está se transformando em um coquetel de venenos agrícolas. Estudo revelado no último dia 23 acusou a presença de 27 pesticidas na água fornecida aos consumidores de 1.396 municípios do País. Ou seja, uma em cada quatro cidades brasileiras oferece diariamente aos seus moradores um coquetel de agrotóxicos, diretamente na torneira.

Dos 27 venenos agrícolas encontrados na rede de abastecimento de água, 16 estão classificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como altamente tóxicos e 11 são associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal e disfunções hormonais.

O estudo foi feito com base em dados oficiais do Ministério da Saúde, reunidos pela ONG Repórter Brasil, pela Agência Pública e pela organização suíça Public Eye.

Segundo o levantamento, em 2014, 75% dos testes detectaram agrotóxicos na água dos municípios avaliados, índice que subiu para 92% em 2018. Ao menos 11 capitais apresentam contaminação múltipla.

Campeão mundial na utilização de venenos agrícolas, o Brasil autorizou o uso de 152 novos pesticidas e herbicidas só nos primeiros 100 dias de Governo Bolsonaro. Despejado nas plantas, o agrotóxico penetra no solo e atinge o lençol freático, ou escorre das folhas para os rios com a chuva. Os agrotóxicos também contaminam o ar e são prejudiciais à fauna.

Menos pinhão...

Duas geadas seguidas, ainda em 2017, prejudicaram as araucárias nativas do Rio Grande do Sul. Como o ciclo de produção dos pinhões pela árvore é de dois anos e meio, os reflexos surgem agora.

...na Festa Junina

Resultado: a produção gaúcha vai cair 60% em relação a 2018. E os preços saltaram 230% no Estado. O Rio Grande é um dos líderes na produção de pinhão no Brasil, iguaria das mais tradicionais nas Festas Juninas, especialmente no Sul e Sudeste. A araucária, árvore símbolo do Paraná, é o único pinheiro genuinamente brasileiro.

Filosofia do campo:

"O opressor não seria tão forte se não tivesse cúmplices entre os próprios oprimidos", Simone de Beauvoir (1908/1986), filósofa, escritora e feminista francesa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

'Lua Cheia Rosa' acontece nesta terça (23)

Evento pode ser visto em todo o Brasil, a partir das 17h30

Guarujá

TRF-3 determina arquivamento de inquérito e devolução de bens de Suman

Também foi determinada a revogação das medidas cautelares ainda em vigor de todos os investigados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter