Cotidiano

Agricultores de Guarujá e Região participam de curso de olericultura orgânica

As aulas acontecem na área rural de Guarujá, na Serra do Guararu.

Publicado em 22/04/2015 às 15:56

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

Um grupo formado por 20 agricultores de Guarujá e Região participam do curso de olericultura orgânica, técnica de cultivo de verduras, legumes ou hortaliças. A iniciativa é da Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário, e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). As aulas acontecem na área rural de Guarujá, na Serra do Guararu.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Nos dias 14 e 15 de abril, foram realizadas aulas práticas e teóricas de compostagem. Na oportunidade, os alunos aprenderam técnica de Bokashi, um adubo orgânico fermentado, que melhora as propriedades do solo. No último módulo, eles trabalharam com a técnica de fazer biofertilizante a partir de esterco de vaca.

Continua depois da publicidade

As atividades foram acompanhadas pelo diretor de Economia Solidária, Pesca e Aquicultura da Prefeitura, Ricardo Lousada. “Nosso objetivo é capacitar os produtores rurais e periurbanos do Município na produção de olerícolas em sistema orgânico, visando a obtenção de produtos saudáveis, competitivos no mercado e de menor agressão ao meio ambiente”, explicou.

Dividido em nove módulos, que seguem até outubro, o curso conta com a participação de integrantes da Associação dos Agricultores Familiares de Guarujá (AAFAG) e da horta orgânica solidária de Santa Cruz dos Navegantes; moradores de Mangue Seco e Prainha Branca interessados em implantar hortas comunitárias, além de alunos de Santos e Itanhaém.

Continua depois da publicidade

A prova final do curso será a colheita de uma safra de produtos orgânicos cultivados pelos alunos. A presidente da AAFAG, Katia Sasahara, está confiante nos resultados. “Acho que conseguiremos avançar na agricultura orgânica e abrir um novo leque de oportunidades para comercializarmos nossos produtos, além de conhecer novas técnicas agrícolas.”

Já o agricultor Claudinei Nakai considera a olericultura orgânica um mercado em plena expansão para produtos agrícolas. “A agricultura está caminhando para esse lado da produção de produtos orgânicos. É um caminho natural e quem não entrar vai ficar fora do mercado. O nosso futuro vai ser esse”, acredita.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software