O trânsito continua forte no Sistema Anchieta-Imigrantes no começo da tarde deste feriado de 1º de maio. Nesse sentido, o alto fluxo de veículos reflete a movimentação típica da data. De acordo com a concessionária Ecovias, a operação 7×3 segue em vigor na Rodovia dos Imigrantes para facilitar o deslocamento.
Apesar disso, a Rodovia dos Imigrantes apresenta lentidão do km 40 ao 53 no sentido litoral. Da mesma forma, a Rodovia Ayrton Senna registra retenção entre os quilômetros 36 e 51, além do trecho entre o km 74 e o km 84. Por outro lado, a Ecovias Leste Paulista apresenta boas condições de tráfego nos demais trechos sob sua concessão.

Rotas de fuga para quem vai pegar a estrada
Para contornar os trechos mais críticos de saturação e não perder o dia de folga no trânsito, o uso de vias secundárias e conexões metropolitanas é a melhor saída.
Confira algumas alternativas estratégicas:
Eixo Oeste
A avenida Autonomistas e a estrada Velha de Itapevi ajudam a escapar do tráfego represado da Castello Branco entre Osasco e Barueri.
Ademais, para fugir da lentidão da Raposo Tavares em Cotia, o acesso ao Rodoanel Mário Covas pela Régis Bittencourt é uma alternativa muito viável.
Eixo Leste
Para evitar o peso do trânsito na Ayrton Senna e na Dutra, o ideal é utilizar a rodovia Helio Smidt ou buscar avenidas de apoio nos bairros de Cumbica e Pimentas.
Sentido Minas Gerais
Quem encontra lentidão na Fernão Dias pode optar pela estrada da Roseira, passando por Mairiporã, para acessar a via principal logo após o trecho de serra.
Mais de 300 mil veículos são esperados no feriado
Para o litoral de São Paulo, a concessionária Ecovias espera que até 303 mil veículos trafeguem pelo Sistema Anchieta-Imigrantes a partir desta quinta-feira (30).
Na quinta à noite e na manhã de sexta, será iniciada a Operação Descida 7×3. Dessa forma, o trânsito terá sete faixas liberadas para quem vai descer a serra para aproveitar a praia.
Porém, o esquema no será invertido no domingo (3) para auxiliar quem for subir a serra com mais agilidade.
