X

Cotidiano

África do Sul se prepara para cerimônia de Mandela

Membros do governo alertaram que as autoridades irão bloquear o acesso ao estádio se o número de pessoas for muito grande

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 09/12/2013 às 15:05

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Milhares de policiais sul-africanos estão a postos para a cerimônia de terça-feira em homenagem ao ex-presidente Nelson Mandela no estádio de futebol de Soweto. Membros do governo alertaram que as autoridades irão bloquear o acesso ao estádio se o número de pessoas for muito grande.

O memorial ao líder sul-africano que se tornou um ícone na luta contra o apartheid deve lotar o estádio com capacidade para 95 mil pessoas. Entre os convidados estão dezenas de chefes de estado. A última aparição pública de Mandela foi no mesmo estádio, durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2010.

O tenente-general Solomon Makgale, um porta-voz para o Serviço de Polícia Sul-Africano, disse que "milhares" de agentes da polícia irão direcionar o tráfego, proteger as pessoas e auxiliar os guarda-costas de autoridades visitantes.

Makgale disse que há uma força-tarefa conjunta da polícia, de diplomatas e de oficiais do serviço de inteligência para auxiliar as delegações estrangeiras que planejam comparecer à cerimônia.

Milhares de policiais sul-africanos estão a postos para a cerimônia em homenagem ao ex-presidente Nelson Mandela (Foto: Divulgação)

Hoje de manhã o gramado em frente ao FNB Stadium foi cortado e trabalhadores instalaram vidros a prova de balas para proteger o palco onde líderes mundiais, incluindo o presidente norte-americano, Barack Obama, deverá discursar.

Autoridades disseram que mais de 70 chefes de estado devem comparecer, como o primeiro-ministro britânico, David Cameron, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Ruas a vários quilômetros ao redor do estádio serão fechadas, e as pessoas terão que andar ou tomar transportes públicos para chegar ao estádio. Estádios próximos equipados com telões também serão abertos para acomodar o excesso de pessoas.

O Ministro do Governo Collins Chabane disse a jornalistas que não é possível estimar quantas pessoas comparecerão à cerimônia. "Uma vez que vermos que o número estiver se tornando insustentável, o acesso será negado", disse.

Mandela morreu na quinta-feira passada, aos 95 anos. Após o memorial no estádio, o corpo de Mandela permanecerá na residência oficial do Presidente da África do Sul, na capital Pretória, até sexta-feira. O corpo de Mandela será enterrado no domingo em Qunu, sua cidade natal.

Ao lado de fora do prédio parlamentar de Cape Town, as pessoas depositaram flores aos pés de uma grande imagem de Mandela. Coros cantaram e uma grande tela projetou velhos vídeos de Mandela discursando no Parlamento, enquanto os visitantes deixaram centenas de mensagens escritas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter